Questão ambiental
“O cuidado com o saneamento básico acontece com boa cobertura no município, entretanto a ampla despoluição do rio Paraibuna e seus afluentes ainda é um grande desafio.”
As mudanças climáticas estão aí para todos sentirem, mas não possibilitam, ainda, mudanças de hábitos. O processo de transformação da matriz energética tornou-se uma necessidade para buscar assegurar a vida na Terra, porém é lenta a transição.
A proteção do meio ambiente como um todo, a preservação das espécies e a qualidade de vida é uma causa planetária, mas é uma decisão ideológica fazer a defesa do direito ambiental. Dedicar apenas uma data por ano a uma causa é insuficiente, independente do mérito da questão em foco. A violação dos direitos ambientais se relaciona com as violações de outros direitos, pois existe a interdependência entre eles.
Os países mais desenvolvidos demonstram suas preocupações com a questão ambiental ao se reunirem em conferências mundiais, onde teses são apresentadas, discutidas e, algumas, aprovadas e inscritas nos relatórios finais dos eventos. As medidas preservacionistas derivadas das instâncias globais fazem parte de um rol de intenções plurianuais, que os países signatários dos documentos internacionais se comprometem a seguir.
As pessoas comuns em qualquer país do planeta vivem nas cidades. Nelas existem vários exemplos de desleixo com o meio ambiente. Mesmo quando a administração local tem uma política estruturada minimamente em defesa ambiental, a sociedade pouco coopera com as ações administrativas. A consciência preservacionista é ainda muito tímida.
A Administração municipal de nossa cidade possui órgãos em que o foco é a busca da preservação ambiental. Entretanto, é necessário periodicamente um levantamento de dados sobre as medidas em execução, as fragilidades do sistema de proteção e as violações ambientais mais comuns.
Conhecemos a nossa realidade ambiental, sendo possível uma avaliação daquilo que temos e daquilo que necessitamos. Para exemplificar podemos destacar alguns pontos, numa observação superficial. Verificamos que a limpeza urbana funciona, porém falta eficácia na coleta seletiva de resíduos recicláveis. O cuidado com o saneamento básico acontece com boa cobertura no município, entretanto a ampla despoluição do rio Paraibuna e seus afluentes ainda é um grande desafio.
A garantia dos direitos ambientais depende de planejamento das ações governamentais efetivas no município. Urge implementar um diagnóstico tecnicamente bem feito, e a elaboração de plano de ação em conjunto governo e sociedade juiz-forana.