Chuva de segunda-feira

“O clima está incerto porque o ser humano não se presta a cuidar do planeta”


Por Artur Laizo*

17/12/2025 às 08h00- Atualizada 17/12/2025 às 08h13

A chuva de segunda-feira castigou a cidade. Novas enchentes, desabamentos, quedas de árvores. Tragédia constante e repetitiva em vários locais do mundo. O clima está cada vez mais incerto, e secas e inundações estão se alternando em uma velocidade estupenda.

Juiz de Fora, ontem à noite, em uma chuva forte de duração não maior que uma hora, sofreu estragos imensos. A população sofre com suas perdas materiais, perdas humanas.

O aquecimento global está tornando frequente o aparecimento dessas tragédias, e muita gente ainda não dá importância ao fato de proteger o nosso planeta. A poluição constante, a falta de cuidados com as vias públicas e, até mesmo o lixo jogado onde não deveria, aumentam essa situação desagradável.

Quando falo em lixo, quero dizer que não há um constante cuidado com o descarte. O ser humano, hoje, descarta muito lixo e usa muito plástico e outras coisas que vão demorar décadas para desaparecer da Terra.

Até mesmo o lixo que se descarta pela janela do carro contribui para entupir bueiros e bocas de lobo que servem para escoar toda essa água da chuva.

O clima está incerto porque o ser humano não se presta a cuidar do planeta. Aliás, muitos humanos não cuidam nem de si mesmos.

Precisamos todos ter consciência de que podemos ajudar a evitar tragédias como essa.

Agora, no entanto, é reconstruir. Limpar a cidade, limpar as ruas, reformar casas ou reerguê-las, chorar pelas perdas humanas e ajudar a população carente que precisa do nosso apoio.

*Artur Laizo é médico, cirurgião geral e escritor

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.