Cratera se abre em Juiz de Fora após fortes chuvas, e cidade registra pontos de alagamento

Segundo a PJF, em apenas 50 minutos o pluviômetro, localizado no Bairro Linhares, registrou 85,8 mm de chuva


Por Fernanda Castilho

15/12/2025 às 19h40- Atualizada 15/12/2025 às 20h01

marcelo ribeiro chuva andaradas
Avenida dos Andradas ficou totalmente alagada durante temporal (Foto: Marcelo Ribeiro)

Juiz de Fora registrou fortes chuvas e alagamentos em várias regiões do município no início da noite desta segunda-feira (15). Conforme informações preliminares da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em apenas 50 minutos o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no Bairro Linhares, registrou 85,8 mm de chuva. Antes das 19h, a Defesa Civil afirmou que estava recebendo ocorrências, mas que, até aquele momento, não estavam atualizadas.

Os Bombeiros informaram que até às 19h30 havia um registro de vítima ilhada no Bairro Bom Jardim. A guarnição está se deslocando para atender a ocorrência.

Uma outra ocorrência foi registrada no Bairro Manoel Honório. Uma cratera se abriu na Rua Professor Francisco Faria devido à força da água da chuva. Foto enviada por um leitor mostra a dimensão do estrago, com o buraco ameaçando veículos que estavam estacionados na via. Até as 19h30, a Defesa Civil informou que as equipes estavam se deslocando para o local da erosão, mas ainda não havia confirmação sobre a causa da ocorrência.

bonfim leitor chuvas
Erosão aconteceu após forte chuva no início da noite desta segunda (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Alagamentos em várias regiões

Pelas redes sociais, vários alagamentos em vias públicas foram registrados pelos moradores e passantes dos bairros Alto dos Passos, São Mateus, Manoel Honório, Bonfim e Linhares, além de diversos pontos da região Central, como a Avenida Itamar Franco, Avenida dos Andradas, Avenida Getúlio Vargas, Rua Floriano Peixoto, Rua Santo Antônio e Rua Silva Jardim.

Uma moradora do Bairro Vitorino Braga informou que, durante o temporal, a rua onde vive enfrentava uma enchente que tomou toda a via. Segundo ela, após o transbordamento do Córrego do Yung, localizado no Linhares, os arredores foram todos alagados.

A Defesa Civil afirmou continuar monitorando a cidade em tempo real pela sala de situação. A orientação à população é acionar o órgão em caso de emergência pelo número 199.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.