Após temporal, Juiz de Fora segue em alerta: Defesa Civil aponta mais chuvas intensas até sexta-feira

De acordo com o Inmet, cidade está em alerta para grande perigo de acúmulo de chuvas; confira a previsão completa 


Por Nayara Zanetti

16/12/2025 às 08h47

juiz de fora
(Foto: Marcelo Ribeiro)

As fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora causaram estragos em diversos bairros da cidade, sendo a Zona Leste a região mais atingida. De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou um acúmulo de chuva superior a 110 milímetros em apenas 2 horas. O volume registrado superou as projeções iniciais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que havia alertado ainda na manhã de segunda-feira (15) para a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados elevados e intensidade de até 60 mm por hora. A previsão indica que as chuvas devem persistir até sexta-feira (19). 

Conforme aviso publicado pelo Inmet, a cidade está em alerta de grande perigo para acumulado de chuva, iniciando às 12h desta terça e terminando às 9h de quarta. O aviso destaca a chance de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O Inmet reforçou também o grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também colocou Juiz de Fora nas listas de cidades com risco moderado de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamento em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente. Além disso, o instituto também apontou a possibilidade de eventos de movimento de massa devido aos acumulados prévios e à previsão de chuvas, que podem ser de forte intensidade localmente, e provocar deslizamentos pontuais, principalmente em costas urbanas e ao longo de estradas e rodovias. 

A Tribuna solicitou à Defesa Civil de Juiz de Fora informação sobre os pontos que devem ser mais atingidos pelas chuvas nas próximas horas e aguarda o retorno. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.