Defesa Civil emite alerta severo para risco geológico em Juiz de Fora

Aviso orienta atenção redobrada em áreas de encosta; Inmet prevê volumes elevados de chuva até quarta-feira


Por Tribuna de Minas

16/12/2025 às 15h06- Atualizada 16/12/2025 às 17h30

A Defesa Civil emitiu, na tarde desta terça-feira (16), um alerta severo para risco geológico em Juiz de Fora. O comunicado, enviado para aparelhos celulares, chama a atenção para a possibilidade de deslizamentos e orienta moradores a redobrarem os cuidados, especialmente em áreas de encosta.

O órgão alerta para a permanência em locais com solo instável e sem cobertura vegetal, que apresentam maior vulnerabilidade em períodos de chuva intensa.

Paralelamente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o município em alerta de grande perigo para acumulado de chuva, válido das 12h desta terça-feira até as 9h de quarta-feira (17). A previsão indica volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

A climatologista Cássia de Castro Martins Ferreira afirma que as chuvas intensas são típicas desta época do ano e estão relacionadas, principalmente, ao aumento das temperaturas e à grande quantidade de umidade presente tanto na superfície quanto na atmosfera. Como explica, esse cenário deve persistir nos próximos dias e pode ser intensificado pela chegada de uma frente fria, prevista para esta quarta. 

No entanto, ela ressalta que, além das condições atmosféricas, fatores como a ocupação urbana da cidade, com alta impermeabilização do solo e escassez de áreas verdes agravam os impactos das chuvas. Isso faz com que a água da chuva escoe rapidamente para os córregos e rios, provocando transbordamentos e os transtornos observados. A topografia da cidade, com seus fundos de vales e morros ocupados, também contribui para esse escoamento rápido, com a água descendo rapidamente para os cursos d’água e gerando inundações, como ocorreu nos bairros atingidos e até no Centro da cidade, localizado no fundo do vale do Rio Paraibuna.

Novo alerta é emitido

Além do alerta para risco geológico, quando há possibilidade de movimentação de terra, o órgão emitiu também, por volta das 17h23, um novo aviso para alagamento.

A orientação é que os moradores sigam o Plano de Contingência Municipal e, em caso de emergência, acionem a Defesa Civil pelo telefone 199.

LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.