Juiz de Fora registra, em duas horas, um terço da chuva prevista para todo o mês de dezembro

Chuva em Juiz de Fora ultrapassou 100 milímetros em bairros da Zona Leste


Por Tribuna de Minas

16/12/2025 às 08h12- Atualizada 16/12/2025 às 08h17

A chuva que causou estragos em diversas regiões de Juiz de Fora na noite de segunda-feira (15) concentrou, em apenas duas horas, cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro. Dados divulgados pela Prefeitura, com base em medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostram que alguns bairros ultrapassaram a marca de 100 milímetros de chuva no período.

O maior volume foi registrado no Bairro Linhares, na Zona Leste, onde o pluviômetro apontou 110,33 milímetros. No Bairro Santa Rita, o acumulado chegou a 104,2 milímetros no mesmo intervalo. Outras regiões também tiveram índices elevados, como o Centro, com 97,39 milímetros, e o Bairro Grama, com 81,97 milímetros.

Até as 22h de segunda-feira, a Defesa Civil havia contabilizado 51 ocorrências em decorrência das chuvas. A Zona Leste concentrou o maior número de chamados, com 31 registros, seguida pela Zona Sudeste e pela Região Central, ambas com seis ocorrências. A maioria dos atendimentos esteve relacionada a alagamentos, que somaram 32 registros.

Evento de precipitação extrema

Segundo a Defesa Civil, o volume observado representa cerca de um terço do total esperado para todo o mês de dezembro. De acordo com a normal climatológica, baseada em uma série histórica de 30 anos, entre 1991 e 2020 , a média prevista para o mês é de 310,4 milímetros de chuva.

Somente na noite de segunda-feira, foram registrados 110 milímetros de precipitação no município, com maior concentração na Região Leste. Desse total, 97 milímetros foram acumulados em apenas uma hora, o que caracteriza um evento de precipitação extrema.

O nível do Rio Paraibuna atingiu, na segunda, pico de 3,24 metros, segundo dados da estação do Cemaden localizada no Bairro Santa Terezinha, na região da Ponte Vermelha.

Na medição mais recente, já nesta terça, o nível do rio apresenta 2,70 metros, indicando recuo em relação ao pico registrado. A Defesa Civil segue monitorando a situação.

Trabalhos de rescaldo

Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura de Juiz de Fora informou que equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) atuam no Bairro Linhares, no Vitorino Braga, na Região Central e na área do Parque Guarani/Recanto dos Lagos nos trabalhos de rescaldo das ocorrências provocadas pelas chuvas.

No mergulhão da Avenida Rio Branco, as equipes monitoram o volume de água e aguardam a redução do nível para iniciar os serviços de limpeza. Já nas ruas Diva Garcia, no sentido Linhares, Maria Gonçalves Torres, no Bairro de Lourdes, e em diferentes pontos do Bairro Vitorino Braga, os trabalhos se concentram na desobstrução de vias.

Também estão sendo realizadas a lavagem e a limpeza de resíduos acumulados nas grades de bueiros da Avenida Rio Branco, na altura do Alto dos Passos, e na Rua Jesus de Oliveira, no Bairro Vitorino Braga. Nas ruas Odilon Braga, no Linhares, Rua do Monte, no Bairro Vitorino Braga, e Rua Belmiro Braga, no Alto dos Passos, as equipes atuam na raspagem e retirada de barro das pistas.

Confira o volume de chuvas nos bairros da cidade

Linhares: 110,33 mm
Santa Rita: 104,2 mm
Centro: 97,39 mm
Grama: 81,97 mm
Represa: 80,42 mm
São Judas Tadeu: 79,86 mm
Filgueiras: 71,23 mm

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.