Operário morre soterrado durante obra em Barbacena

Homem atuava em um serviço da Prefeitura quando foi atingido na cabeça por uma barra de concreto


Por Vívia Lima

30/10/2019 às 15h56- Atualizada 30/10/2019 às 20h59

morte obra bombeiros
Vítima foi atingida por um meio-fio de concreto durante os trabalhos (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Um funcionário da Prefeitura de Barbacena, de 45 anos, morreu soterrado no início da tarde desta quarta-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros daquela cidade, a vítima atuava em uma obra de manilhamento de captação de águas pluviais na Rua José Pires dos Reis, no Bairro das Mansões, por volta de 12h30. Para a realização da obra, foi aberto um trecho de cerca de 10 metros, com profundidade de 2,5m e cerca de 1,5 m de largura, onde os operários colocavam as manilhas de concreto.

Em determinado momento, dois trabalhadores que estavam dentro da vala foram atingidos por uma massa da terra que deslocou-se e os jogou contra a outra parte escavada. A vítima fatal foi atingida na cabeça por um pedaço de meio-fio de concreto. O homem chegou a ser socorrido, mas, devido ao esmagamento do crânio e uma fratura de pescoço, não resistiu e faleceu ainda no local. O óbito de Jairo Leandro de Matos foi confirmado pelo Samu. O outro operário foi encaminhado ao Hospital Regional de Barbacena. O nome dele não foi divulgado, e a Tribuna não conseguiu apurar seu estado de saúde.

Ainda segundo informou a corporação, outros quatro funcionários atuavam no local. Um deles estava em uma retroescavadeira, e outros três na parte externa sobre a via pública. Eles nada sofreram. Apesar da terra estar encharcada, não chovia no momento do acidente, de acordo com os militares.

O corpo do operário foi removido pela funerária. A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Obras acompanharam o registro da ocorrência.

Em nota, a Prefeitura de Barbacena informou que lamenta profundamente o ocorrido e está mobilizada para atender a todas as necessidades, com atendimento aos familiares, através de psicólogo e assistente social, a fim de dar amparo e assistência às vitimas. O documento informa ainda que o episódio será apurado. A nota informa que o prefeito Luis Álvaro está em compromissos fora da cidade, mas, mesmo assim, ele teria se manifestado. “Esse fato nos causou muita tristeza e estamos solidários com os familiares”, diz o texto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.