Concer libera fluxo na pista de descida da Serra de Petrópolis
Desinterdição na altura da Comunidade do Contorno é parcial e motivada por laudos técnicos entregues à Defesa Civil e ao MPF
A Concer reabriu parcialmente, neste domingo (30), o trecho da rodovia BR-040, na Serra de Petrópolis, que estava com o fluxo interrompido desde novembro do ano passado. Na época, um desmoronamento às margens da pista de descida, em direção ao Rio de Janeiro, resultou na abertura de uma cratera, que engoliu uma casa, e forçou a interdição de outras na localidade conhecida como Comunidade do Contorno, que pertence à Petrópolis (RJ). A suspeita era que o acidente tivesse relação com as obras de construção do túnel da Nova Subida da Serra (NSS), cujas intervenções estão interrompidas desde agosto de 2016.
Conforme a concessionária, o km 81, onde ocorreu o acidente, está parcialmente liberado, com abertura de apenas uma das duas faixas de circulação. Ainda de acordo com a empresa, as investigações técnicas mostraram que a ocorrência não teve relação com as obras do túnel.
A desinterdição parcial tem prazo de sete dias, tempo em que será feito acompanhamento técnico de todo o trecho, de acordo com comunicação feita pela Concer à Defesa Civil e ao Ministério Público Federal (MPF), que apura a responsabilidade do desmoronamento de novembro. Desta forma, carros, coletivos, caminhões e carretas poderão seguir viagem em direção ao Rio pela pista de descida. A exceção se mantém para veículos de carga com dimensões especiais. Até então, a viagem para a capital fluminense era feita, neste trecho, pela pista de subida, que teve três quilômetros transformados em mão dupla de circulação.