Ibiti Projeto promove encontro sobre comunicação e meio ambiente

V Encontro Regional de Florestas e Biodiversidade reúne, entre quarta e sexta-feira, biólogos, jornalistas, ativistas e influenciadores, com transmissão on-line


Por Nayara Zanetti

17/10/2023 às 07h35- Atualizada 17/10/2023 às 08h29

O V Encontro Regional de Florestas e Biodiversidade vai reunir, a partir desta quarta-feira (18), biólogos, jornalistas, ativistas e influenciadores digitais na Vila do Mogol, povoado pertencente ao município de Lima Duarte, para discutir temas ligados à comunicação e ao meio ambiente. O evento, promovido pelo Ibiti Projeto, acontece, de forma presencial, até a próxima sexta-feira (20), mas também pode ser assistido ao vivo pelo YouTube.

Com o intuito de pensar caminhos que levam a uma comunicação eficaz para um futuro sustentável, a quinta edição do encontro pretende debater maneiras de fazer a comunicação sobre o meio ambiente engajar e motivar ações sustentáveis. Uma das propostas do evento é questionar de que forma a mensagem ambiental pode ser não apenas ouvida, mas também compreendida e internalizada. “Um dos grandes desafios é levar a reflexão para fora da bolha, daí a importância de simplificar conceitos científicos, ter empatia e saber usar a poderosa influência das ferramentas visuais na era digital”, propõe o evento.

O biólogo e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Fabiano Melo, responsável pela organização do evento, ressalta que o objetivo é motivar as pessoas a fazerem uso adequado do sistema de comunicação para aumentar o conhecimento sobre questões ambientais por meio de uma divulgação e comunicação científica efetiva. “A proposta é reunir profissionais das áreas das ciências e da comunicação, para compartilhar conhecimentos, sugerir novas práticas e refletir sobre o papel da comunicação em diferentes plataformas, desde mídias tradicionais a redes sociais”, afirma o biólogo.

Palestras sobre meio ambiente

Entre os palestrantes estão Ana Lucia Azevedo, repórter especial do jornal “O Globo”, que cobre as áreas de meio ambiente, saúde e ciência há 34 anos; Ananda Porto, repórter e editora do “Terra da Gente”, programa de natureza da EPTV, afiliada da Rede Globo, com mais de 25 anos no ar; Duda Menegassi, jornalista ambiental do site “((o))eco”; Hugo Fernandes, biólogo e diretor de inovação da Seteg Soluções Ambientais; Kamila Camilo, ativista e fundadora da Creators Academy Brasil; Roberto Kaz, jornalista do “Greg News” e ativista ambiental do Gabinete dos Bichos; e, por fim, o professor de biologia e divulgador científico Yago Stephano.

A organização do evento explica que, por ser realizado em área de preservação, as palestras presenciais serão voltadas para convidados, hóspedes e empreendedores do Ibiti Projeto para evitar impacto ambiental. A programação completa pode ser conferida abaixo:

V Encontro Regional de Florestas e Biodiversidade
Programação

18/10

15h Credenciamento

15h30 Apresentação institucional Ibiti Projeto

16h-17h45 Palestra Meio Ambiente no Meio de Comunicação: O que tem ali no meio? Com Hugo Fernandes @hugofernandesbio (diretor de inovação e ESG da Seteg e professor da UECE)

17h45-18h Coffee break

18h-19h Palestra Divulgação científica na internet – vantagens, importância e desafios. Com Yago Stephano @yagostephano (professor de biologia e divulgador científico)

19/10

15h-17h Palestra: A pauta ambiental nas grandes mídias e na sociedade. Com Ana Lucia Azevedo @analuciaazevedoala (repórter – O Globo)

17h-17h30 Coffee break

17h30-19h Palestra: O papel do jornalismo ambiental e científico. Com Ananda Porto @terradagente (repórter e editora do Terra da Gente – EPTV)

20/10

9h-11h Mesa-Redonda As redes sociais e sua importância na divulgação científica. Mediador Fabiano R. de Melo @biaomelo (biólogo e professor – UFV). Participantes: Duda Menegassi @dudamenegassi (jornalista ambiental ((o))eco ) e Roberto Kaz @real_betokaz_ofi cial_vale_esse (jornalista e ativista – Greg News e Gabinete dos Bichos)

10h30-11h Coffee break

11h-12h30 Palestra: O papel da influência para fazer comunicação na agenda climática. Com Kamila Camilo @kamila_camilo (diretora executiva do Instituto Oyá e da CreatorsAcademy Brasil)

12h30-13h Encerramento

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.