Sete mil máscaras são distribuídas à população de Chácara
Equipamentos de proteção estão sendo levados de casa em casa; medida faz parte de combate ao novo coronavírus
Sete mil máscaras de tecido serão distribuídas de casa em casa para a população de Chácara, município distante cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora. A medida faz parte de uma série de outras envolvendo o combate ao novo coronavírus. A entrega do material pelos agentes de saúde municipais teve início na quarta- feira(15). Na ocasião, a população recebe orientações sobre como utilizar o acessório.
Seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, o uso de máscaras bloqueia as gotículas de saliva no tecido. Assim, a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início. Conforme dados atualizados da Secretaria de Saúde, no município são três casos suspeitos da doença, sendo duas internações.
À Tribuna, o prefeito de Chácara, Emerson Damião Duque (PRB), ressaltou a dificuldade de inserir novos hábitos em uma comunidade, entretanto, tem percebido boa receptividade ao uso de máscaras por boa parte da população. “Com o intenso trabalho de conscientização, temos percebido o aumento do número de pessoas usando máscara. Muitos estão entrando em contato com as unidades de saúde por telefone em busca desse equipamento de proteção”, garantiu.
Barreira sanitária
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma barreira sanitária na entrada da cidade, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus no município. Motoristas e passageiros que necessitam cruzar as fronteiras do município são abordados e recebem panfletos com orientações para evitar a Covid-19. Os agentes param os carros e verificam a temperatura de motoristas e passageiros. Além disso, fazem perguntas sobre o estado de saúde dos moradores.
Eles recebem ainda álcool 70% para higienização das mãos, dos volantes e dos câmbios de marcha. Os pneus são lavados com água sanitária. “Estamos conscientizando a população sobre a necessidade de ficar em casa e sair somente se houver extrema necessidade e com máscara, evitando, principalmente, ir para Juiz de Fora, onde já temos casos confirmados de Covid-19”, garantiu Emerson Damião.
Outras medidas
Seguindo o modelo de outros municípios mineiros, como precaução, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado, os estabelecimentos comerciais devem permanecer fechados, com exceção de farmácias, mercados e outros considerados essenciais, no entanto, devem restringir o acesso do público para evitar aglomeração.
Na área da saúde, consultas eletivas foram suspensas. “Em alguns casos, estamos realizando atendimentos por telemedicina. Os profissionais da saúde realizam visita domiciliar em casos suspeitos de contágio do novo coronavírus, com monitoramento”, disse o prefeito, acrescentando que a vacinação contra Influenza está acontecendo nas residências.
Para manter a população informada, uma televisão foi instalada na rua principal da cidade, para exibição de vídeos alertando sobre medidas que devem ser adotadas para prevenir o novo coronavírus. As orientações também estão sendo repassadas a comunidade pelas redes sociais, carro de som e rádio comunitária.
Tópicos: coronavírus