Centenário de capela é marcado por peregrinação e celebração no Pico do Pião

Essa é a primeira vez em que a imagem retornará ao Pico do Pião desde que foi levada para a comunidade do Mogol, em 1940 


Por Nayara Zanetti

11/09/2025 às 18h48- Atualizada 12/09/2025 às 09h53

Capela do Bom Jesus da Serra Leonardo Costa
Imagem de Bom Jesus da Serra na Capela no Mogol  (Foto: Leonardo Costa)

Em comemoração ao centenário da primeira missa realizada na Capela do Bom Jesus da Serra, no Pico do Pião, área do Parque Estadual do Ibitipoca, a paróquia Nossa Senhora da Conceição promoverá uma peregrinação neste domingo (14), quando os fiéis levarão  a imagem do Bom Jesus até as ruínas da Capela no Pião, e em seguida será celebrada a missa campal. 

Os fiéis darão início a caminhada no platô do restaurante do Parque Estadual do Ibitipoca, em frente ao relógio de sol, às 7h30. Após a missa será realizado um lanche comunitário. Essa é a primeira vez em que a imagem retornará ao Pico do Pião desde que foi levada para a comunidade do Mogol, em 1940. 

Os interessados em participar devem enviar o nome completo através de  mensagem para o Instagram da paróquia ou pelo WhatsApp (32) 98497-8850 (Danielle). Os nomes podem ser enviados até às 20h de sábado (13). 

O trajeto, ida e volta, totaliza 9 quilômetros de caminhada. Os organizadores informam que o caminho tem muitas subidas e descidas íngremes. Por isso, é necessário uso de roupas e calçados adequados para caminhada. 

Conforme o padre Miron Messias, a intenção é a de celebrar o marco na história da região. “Há 100 anos que o Senhor Bom Jesus é venerado e querido por este povo. Que muitas vezes subiram o alto da serra para viverem a fé e a partilha de estarem entre irmãos. A oportunidade de refazer a caminhada com a imagem que tem um grande significado e importância para o povo e a cultura local.”

Pico do Pião
Celebração será realizada nas ruínas da capela no Pico do Pião (foto: Leonardo Costa)

As ruínas da Capela do Pião são inventariadas como patrimônio do município de Lima Duarte e possuem grande importância histórica e cultural. Em 1940, a capela do Bom Jesus foi reconstruída no Mogol e também é considerada um patrimônio, assim como a imagem do Bom Jesus. Tanto a capela quanto a imagem representam grande importância para as comunidades do entorno do Distrito de Conceição do Ibitipoca e a retomada do contato entre elas é um momento de celebração. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.