Operação da PRF flagra tentativa de fuga, aplica 180 autuações e apreende 50 veículos na região
Ao todo, 255 veículos foram fiscalizados e 180 autuados durante operação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lavrou 184 autos de infração de trânsito durante uma operação realizada entre os dias 9 e 11, voltada ao combate a crimes e irregularidades administrativas nas rodovias que cortam Muriaé e Fervedouro, a cerca de 160 e 200 quilômetros de Juiz de Fora, respectivamente.
Conforme divulgado pela corporação, o balanço geral dos três dias de operação resultou na fiscalização de 255 veículos, 129 motocicletas e 266 pessoas foram abordadas. Dentre as principais infrações de trânsito flagradas pela PRF estão condutores sem habilitação ou com habilitação vencida. Ao todo, 50 veículos que apresentavam problemas de licenciamento, mau conservação e com restrição judicial foram encaminhados para os pátios credenciados da Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET/MG).
Também foram identificados nove casos em que os condutores realizavam transporte irregular de produtos perigosos. Nove também foi o número de detidos, e oito Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) foram encaminhados à Justiça.
A operação contou com a articulação da PRF, equipes de motociclistas e agentes de setores aéreos. Outra parceria importante, segundo sinalizou a corporação, foi a do Conselho Comunitário de Segurança Publica de Fervedouro (Consep). A estrutura empenhada para a operação foi apresentada também a alunos de escolas públicas, que tiveram contato com os equipamentos, viaturas e aeronaves policiais.
Duas tentativas de fuga registradas
Na contramão dessa colaboração, houve registro de duas tentativas de fuga da fiscalização. Na BR-356, em Muriaé, um motociclista que levava a namorada na garupa desobedeceu a ordem de parada em um ponto de fiscalização e seguiu em direção à área urbana da cidade.
Durante a fuga, ao passar por uma lombada nas proximidades da Praça do Trabalhador, no Bairro da Barra, a passageira caiu e sofreu diversas lesões. O condutor continuou em alta velocidade até também cair e ser detido ja na Praça Coronel Tibúrcio.
Em outra ocorrência, uma motocicleta com dois ocupantes desrespeitou a ordem de parada e fugiu em direção ao Bairro Dornelas. Durante a perseguição, o veículo acabou colidindo de frente com outro veículo. Em ambos os casos o Samu realizou o atendimento às vítimas, que posteriormente tiveram os veículos apreendidos e responderão por desobediência, dirigir veículo sem CNH gerando perigo de dano e lesão corporal.
Em nota, a PRF destacou aos condutores que não desrespeitem ordens dos agentes e nem tentem evadir da fiscalização, “pois tal conduta gera graves consequências administrativas de trânsito e repercute também na esfera criminal”.