Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora, morre aos 89 anos
Político liderou o Executivo da cidade por três mandatos; Prefeitura decreta luto oficial de três dias

Morreu, nesta sexta-feira (12), o ex-prefeito Tarcísio Delgado (MDB), aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Juiz de Fora. Segundo informações de um familiar, ele teria passado mal na tarde de quinta-feira (11), quando foi encaminhado para atendimento hospitalar em tratamento intensivo. O ex-prefeito teve uma parada cardiorrespiratória.
O velório, aberto ao público, acontecerá neste sábado, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias.
Trajetória política
Tarcísio Delgado exerceu três mandatos como prefeito de Juiz de Fora – de 1983 a 1988, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Também atuou como vereador, deputado estadual e federal, permanecendo por 46 anos no MDB, antigo PMDB.
O partido divulgou nota destacando sua participação na fundação da legenda como oposição à ditadura militar e o lançamento do livro “História de um rebelde”. “Tarcísio honrou Minas Gerais, o MDB e o Brasil”, diz o texto, que ainda relembrou sua eleição em 1966, quando iniciou a carreira política como vereador em Juiz de Fora.
Em 1982, Delgado foi eleito prefeito de Juiz de Fora, na primeira eleição direta após a ditadura. Retornou ao cargo em 1997 e permaneceu até 2004. Durante o governo de Itamar Franco (1992-1994), exerceu a liderança da bancada do MDB na Câmara, com papel relevante na condução política do partido.
Em 1970, foi eleito deputado estadual e, em 1974, chegou à Câmara dos Deputados, período marcado pela primeira grande vitória nacional do MDB. Em 1982, foi eleito prefeito de Juiz de Fora, nas primeiras eleições diretas após a ditadura. Durante o governo Itamar Franco (1992-1994), exerceu a liderança da bancada do MDB na Câmara.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora também lamentou a morte do ex-prefeito. Tarcísio presidiu o Legislativo em 1967. Nesse período, destacou-se como defensor da democracia. Em 1971, tornou-se deputado estadual e, nos anos 1970, reassumiu mandato como deputado federal, permanecendo até 1982. Fez parte do grupo “MDB autêntico”, ao lado de Ulisses Guimarães, na marcha pela redemocratização do país. Entre 1991 e 1994, voltou ao Parlamento, votando a favor do Plano Real.
Ele também atuou como diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e secretário de Estado do Trabalho e Ação Social de Minas Gerais.
Gestões na Prefeitura
Como prefeito, Tarcísio foi responsável por ações sociais e de infraestrutura, como a implantação das primeiras creches comunitárias da cidade, na década de 1980. Em 2001, promoveu a Reforma Administrativa na Prefeitura.
Escritor e legado pessoal
Além da política, Tarcísio era advogado e escritor. Registrou memórias e experiências em livros como “Histórias de um rebelde” e “Memórias de um candeeiro”, em que relatou lembranças da infância e da trajetória em Juiz de Fora e no distrito de Torreões, onde nasceu em 4 de outubro de 1935.
Tarcísio foi casado com Aloysa Rosa Delgado e teve cinco filhos, entre eles o ex-deputado federal Júlio Delgado, candidato a prefeito de Juiz de Fora em 2024.
Políticos destacam trajetória de Tarcísio
João Cesar Novais, presidente do MDB de Juiz de Fora – “Ele foi mais que um amigo, mas um irmão. Convivi com o Tarcísio desde a primeira administração dele. Trabalhei em todas as suas administrações e fui seu vice-prefeito. Tivemos uma relação pessoal muito grande. Jamais conheci um político tão honesto, tão sério, tão competente como ele. Ele me ensinou muito da vida. Me ensinou respeito das pessoas, me ensinou honestidade. É uma perda muito grande para mim. Acho que homens como o Tarcísio não deveriam envelhecer”, disse João Cesar Novais, presidente do MDB de Juiz de Fora, e vice de Tarcísio durante a gestão 1997-2000. “Acho que ninguém fez para uma cidade como Tarcísio fez para Juiz de Fora”, completa.
Segundo Novais, Tarcísio Delgado era Presidente de Honra do partido, ao qual foi filiado por mais de 40 anos, e havia sido escolhido para escrever o livro do MDB. Na conversa, relembrou que Tarcísio foi parlamentar na época da promulgação da Constituição de 88, e que era um grande intelectual. “Ele lia muito, grandes filósofos, estudava e publicava vários livros”.
Marlon Siqueira, vereador pelo MDB – Em nota, o vereador Marlon Siqueira afirmou que recebeu com pesar a notícia. O parlamentar destacou a trajetória pública de Tarcísio, a qual afirmou ter sido marcada pela dedicação ao outro, ao bem comum, pelo compromisso com a democracia e pela busca constante por justiça social.
“Tarcísio exerceu mandatos no Legislativo e no Executivo com igual vigor, sempre pautado pelo diálogo, pelo respeito e pela sensibilidade com as causas coletivas. Foi protagonista na luta pela redemocratização do Brasil e deixa um legado que transcende fronteiras locais, inspirando gerações de cidadãos e lideranças políticas”, destacou.
Zé Márcio Garotinho (PDT), presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora – O parlamentar lamentou a morte do ex-prefeito. Em nota, ele destacou a seriedade, a firmeza de princípios e a ética que marcaram a trajetória de Tarcísio, definido como exemplo de vida pública. “Ao longo de sua vida política deixou marcas profundas na história da nossa cidade e do nosso país. Sua dedicação ao serviço público e sua visão de futuro foram fundamentais para modernizar Juiz de Fora e consolidar conquistas importantes para a população. Mais do que um político, Tarcísio foi um exemplo de compromisso com a democracia e com o bem coletivo.”
Margarida Salomão (PT), prefeita de Juiz de Fora – A chefe do Executivo lamentou a morte de Tarcísio Delgado e decretou luto oficial de três dias no município. Em vídeo publicado no Instagram, ela ressaltou a importância da trajetória política do ex-prefeito, a quem definiu como “um dos políticos mais importantes do país”. Segundo ela, Tarcísio foi considerado um gestor exemplar durante suas administrações. Margarida também destacou sua contribuição para a cidade. “Uma pessoa que renovou profundamente a cultura política de Juiz de Fora, e eu mesma tive o privilégio de trabalhar com ele em seu primeiro mandato de prefeito. Eu o tenho como grande referência, como um grande mestre.”
Isauro Calais, ex-vereador e ex-deputado estadual de Minas Gerais – Em nota, o político lamentou a perda de Tarcísio, a quem descreveu como exemplo de político para todas as gerações. “A história de Tarcísio se confunde com Juiz de Fora. Tive a oportunidade de ser vereador por dois mandatos, sendo o Tarcísio o prefeito. Como presidente da Câmara, tive a oportunidade de ver de perto o político sério, honesto e correto, que sempre amou Juiz de Fora.”
João Wagner Antoniol, vereador pelo MDB – Em nota, o político declarou que Tarcísio Delgado foi uma personalidade de grande relevância para a história de Juiz de Fora. “Ao longo de sua trajetória, dedicou-se incansavelmente ao desenvolvimento da nossa cidade e país, deixando um legado marcado pelo compromisso público e pela defesa dos interesses da população e por trazer projeção ao partido MDB em nossa cidade. Sua atuação firme, sua visão de futuro e seu amor por Juiz de Fora, o tornaram uma referência política e administrativa, respeitada por todos. Juiz de Fora despede-se de um de seus grandes líderes, cuja memória e exemplo permanecerão vivos na história e no coração de nossa gente.”
*Estagiária sob a supervisão da editora Fabíola Costa