Santos Dumont instala barreiras sanitárias para monitorar entrada de veículos

Os postos de controle estão localizados nas entradas norte, sul e no acesso ao município via BR-499


Por Gabriel Ferreira Borges

11/06/2020 às 15h31- Atualizada 15/06/2020 às 21h00

A Prefeitura de Santos Dumont opera, a partir desta quinta-feira (11), três postos de controle sanitário para monitorar a origem, o motivo e o tempo de permanência previsto de motoristas com destino ao município. As barreiras sanitárias foram instaladas nas entradas norte – próximo ao Cabangu Campestre -, sul – perto do Supermercado Epa – e no acesso por meio da BR-499. Até domingo (14), os postos funcionarão 24 horas por dia. Entretanto, a partir de segunda, o controle será realizado de 7h até 19h.

Conforme o Executivo, o controle visa ao armazenamento de dados para que a Secretaria de Saúde, a Vigilância em Saúde e a Vigilância Sanitária realizem o acompanhamento de recém-chegados a Santos Dumont. Ao acessar o município, o motorista será entrevistado. Além de informações como a origem do veículo, a razão de entrada na cidade e o tempo estimado de permanência, as pessoas serão questionadas quanto ao histórico de comorbidades associadas à Covid-19, como hipertensão e diabetes, ou, até mesmo, a existência de algum sintoma característico ao novo coronavírus.

A Prefeitura alega que, em caso de eventuais suspeitas de contaminação, bem como casos confirmados, as ações de controle da propagação da Covid-19 tornam-se mais suscetíveis ao controle dos departamentos competentes. Se confirmar o teste positivo para a doença, as informações colhidas facilitariam o acompanhamento de pacientes em isolamento domiciliar ou clínico, segundo o Município.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.