Incêndio atinge área de cerca de 71 hectares no Parque Estadual do Brigadeiro

Duas linhas de fogo foram extintas na terça-feira, de acordo com os bombeiros


Por Bernardo Marchiori

07/10/2025 às 19h17

Incêndio atinge área de cerca de 71 hectares no Parque Estadual do Brigadeiro
Foto: Divulgação/Bombeiros

Um incêndio florestal atingiu uma região do Parque Estadual do Brigadeiro, em Miradouro, a cerca de 190 quilômetros de Juiz de Fora.

De acordo com informações dos bombeiros, o fogo teve início na manhã de segunda-feira (6), em uma propriedade rural localizada fora dos limites do parque. As chamas foram intensificadas pelos ventos fortes e vegetação seca e avançaram em direção à área de preservação, consumindo uma grande extensão de mata nativa: aproximadamente 71 hectares já foram atingidos, segundo estimativas preliminares.

Durante a terça-feira (7), duas linhas de fogo foram extintas, mas novas frentes surgiram devido à mudança na direção dos ventos e à topografia acidentada da região. A previsão é que o combate continue ao nascer do sol de quarta (8), com o apoio de duas aeronaves air tractor. O combate segue com reforço das equipes dos bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas e brigadistas contratados pela Prefeitura de Miradouro.

Além das ações em solo, o trabalho conta com apoio aéreo do Comando de Aviação do Estado e Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo, que realizam lançamentos de água nas áreas mais críticas. As ações também são monitoradas em tempo real por plataformas de satélite, como o sistema Firms, da Nasa, e o BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O efetivo empregado no momento é de seis bombeiros militares, dois representantes da Força Tarefa Prev Incêndio, seis integrantes do IEF, seis brigadistas da Prefeitura de Miradouro e a Defesa Civil do município.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.