Incêndio atinge área de cerca de 71 hectares no Parque Estadual do Brigadeiro
Duas linhas de fogo foram extintas na terça-feira, de acordo com os bombeiros

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de Minas
Um incêndio florestal atingiu uma região do Parque Estadual do Brigadeiro, em Miradouro, a cerca de 190 quilômetros de Juiz de Fora.
De acordo com informações dos bombeiros, o fogo teve início na manhã de segunda-feira (6), em uma propriedade rural localizada fora dos limites do parque. As chamas foram intensificadas pelos ventos fortes e vegetação seca e avançaram em direção à área de preservação, consumindo uma grande extensão de mata nativa: aproximadamente 71 hectares já foram atingidos, segundo estimativas preliminares.
Durante a terça-feira (7), duas linhas de fogo foram extintas, mas novas frentes surgiram devido à mudança na direção dos ventos e à topografia acidentada da região. A previsão é que o combate continue ao nascer do sol de quarta (8), com o apoio de duas aeronaves air tractor. O combate segue com reforço das equipes dos bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas e brigadistas contratados pela Prefeitura de Miradouro.
Além das ações em solo, o trabalho conta com apoio aéreo do Comando de Aviação do Estado e Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo, que realizam lançamentos de água nas áreas mais críticas. As ações também são monitoradas em tempo real por plataformas de satélite, como o sistema Firms, da Nasa, e o BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O efetivo empregado no momento é de seis bombeiros militares, dois representantes da Força Tarefa Prev Incêndio, seis integrantes do IEF, seis brigadistas da Prefeitura de Miradouro e a Defesa Civil do município.









