Homem é multado em R$ 60 mil por manter pássaros silvestres em cativeiro

Foram encontrados na propriedade aves da espécie coleirinho, sabiá, corrupió e estrelinha


Por Mariana Floriano

02/01/2025 às 19h26- Atualizada 03/01/2025 às 14h13

passaro pmma apreensao
Apreensão ocorreu na manhã desta quinta-feira (2) (Foto: Divulgação PMMA)

Um homem foi multado em R$ 60.896,31 por manter ilegalmente 33 pássaros da fauna silvestre em cativeiro em Córrego Fundo, zona rural de Tocantins, município distante cerca de 97 quilômetros de Juiz de Fora. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (2), após uma denúncia anônima registrada pelo Disque Denúncia Unificado (DDU 181), que alertava sobre o cativeiro e possível comércio ilegal de aves.  

No local, os militares encontraram diversas espécies em cativeiro, incluindo 26 coleirinhos, dois sabiás, três corrupiós e duas estrelinhas. Além dos pássaros, foram apreendidas 19 gaiolas e três armadilhas usadas para capturar os animais. Nenhuma autorização ambiental foi apresentada pelo proprietário.

O responsável pelo cativeiro foi autuado e responderá por crime ambiental, de acordo com legislação que prevê penalidades para quem mantém espécimes da fauna silvestre sem permissão. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra ele.  

Tópicos: Cativeiro / Pássaros / silvestre

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.