Juiz de Fora tem alerta para chuvas intensas até sexta-feira

Volume pode chegar a 60 milímetros por hora; ventos podem atingir 100 quilômetros por hora


Por Bernardo Marchiori*

29/01/2025 às 17h02- Atualizada 29/01/2025 às 17h03

Chuvas intensas: Juiz de Fora recebe alerta laranja até sexta
(Foto: Felipe Couri)

Seguindo o padrão dos últimos dias, as chuvas continuam em Juiz de Fora. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (29), um alerta da cor laranja – que representa perigo – para chuvas intensas no município. Além da cidade, outras 521 mineiras também receberam o aviso.

O alerta vale por 48 horas: das 10h de quarta até as 10h de sexta-feira (31). Dentre as características do perigo divulgado pelo Inmet, destacam-se possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem atingir até 100 quilômetros por hora. Além disso, o órgão destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As instruções para as condições são de, em caso de rajadas de vento, não se abrigar embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Por fim, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas continuam pelo menos até o fim de semana

Ao menos até domingo (2), a previsão é que Juiz de Fora tenha pancadas de chuva com trovoadas isoladas. Conforme o Inmet, o céu permanece dublado durante os próximos dias.

Já a temperatura deve elevar. A máxima prevista para quinta-feira (30) é de 29ºC, enquanto a mínima é de 20ºC. Na sexta, os valores devem variar entre 20 e 28 graus, enquanto no sábado (1º) e no domingo a máxima aumenta 1ºC por dia, chegando a 30 graus no último dia do fim de semana. A mínima se mantém.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.