Inmet publica alerta de tempestade com granizo em Juiz de Fora

Previsão indica que chuvas moderadas a fortes podem ocorrer principalmente no período da tarde e noite


Por Nayara Zanetti

18/10/2024 às 08h50- Atualizada 18/10/2024 às 09h57

chuva em juiz de fora inmet
Foto: Felipe Couri

Um alerta de tempestade para Juiz de Fora foi emitido nesta sexta-feira (18). Segundo aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade pode registrar chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Além disso, o Instituto sinalizou o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A previsão aponta que a queda d’água deve acontecer nos períodos da tarde e da noite.

De acordo com o Inmet, o tempo instável desta sexta tem relação com a intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas impulsionadas pelo calor, disponibilidade de umidade e padrão dos ventos em níveis médio e alto da atmosfera, resultando na grande chance de chuva moderada a forte na Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Oeste e Sul do estado. 

Em Juiz de Fora, o céu fica parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O alerta vale até às 23h59 de sábado (19), com possibilidade de ser renovado. Em relação à temperatura, a mínima fica entre 17 e 19 graus, enquanto a máxima deve ser entre 18 e 30 graus. Na última quinta-feira (17), o Inmet registrou máxima de 29,5 graus na cidade.

Além de JF, o Inmet também emitiu comunicado para mais de 400 cidades mineiras, incluindo municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Orientações do Inmet: 

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.