Inmet publica alerta de perigo para chuvas intensas

Aviso para Juiz de Fora vale até às 10h de quinta-feira, e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas


Por Nayara Zanetti

13/11/2024 às 13h56

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta para chuvas intensas no município de Juiz de Fora. O aviso é válido desta quarta-feira (13) até às 10h de quinta-feira (14), podendo ser estendido.

Inmet publica alerta de perigo para chuvas intensas em Juiz de Fora
Foto: Leonardo Costa

O comunicado de alerta laranja indica a previsão de “perigo”. Nesta classificação, há chance de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há também risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas. 

Na última terça (12), a cidade registrou uma forte pancada de chuva, deixando bairros da Cidade Alta sem energia elétrica. Desde às 12h desta quarta, chove no município. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 51,73 milímetros nas últimas 24 horas na cidade. 

Essas pancadas são típicas da estação, mas o rápido avanço de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste do Brasil também contribuiu para o aumento de nebulosidade e queda de temperatura. 

Confira as orientações do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além de chuva, JF tem queda de temperatura 

Em relação à temperatura, a máxima não deve ultrapassar os 22 graus nesta quarta. Já na quinta e sexta (15), a mínima deve ser de 17 e 18 graus, respectivamente, e a máxima de 20 e 22 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.