Inmet emite alerta de tempestade e chuva de granizo para Juiz de Fora

Aviso chama atenção para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos


Por Nayara Zanetti

12/10/2024 às 15h07

chuva leonardo costa
Inmet alerta para chance de tempestade e chuva de granizo em Juiz de Fora entre sábado e domingo (Foto: Leonardo Costa)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde deste sábado (12), um alerta laranja de tempestade, que representa grau de severidade classificado como “perigo”, para 441 municípios mineiros, entre eles Juiz de Fora. O aviso é válido até as 10h do domingo (13) e pode ser renovado a qualquer momento. 

O alerta indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Estão incluídas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Noroeste, Norte e Jequitinhonha. Para conferir a lista completa acesse o site do Inmet. 

Orientações do Inmet: 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

  • LEIA TAMBÉM: Defesa Civil confirma 7 mortes após temporais no estado de SP

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.