Chuva vai continuar? Confira a previsão do tempo para o final de semana em Juiz de Fora
Inmet emitiu novo alerta para tempestades, com grau de severidade de “perigo potencial”, válido até esta sexta-feira
Juiz de Fora amanheceu com chuva nesta quinta-feira (10). Conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e noticiado pela Tribuna na última segunda-feira (7), o tempo chuvoso e frio já era esperado no município. De acordo com a previsão, essas condições devem permanecer durante o final de semana.
A temperatura mínima registrada nesta quinta foi de 17,1, como apontam os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, localizados no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Já a máxima não ultrapassou os 18 graus ao longo do dia.
As pancadas de chuva continuam na sexta-feira (11) e devem seguir até sábado (12). A tendência é de que o céu fique encoberto até o domingo (13). Em relação às temperaturas, a previsão é de que a mínima seja de 16 graus e a máxima de 23 na sexta, enquanto no sábado a expectativa é de que a máxima aumente para 27,5 graus e a mínima seja também de 16 graus. No domingo, os termômetros devem variar de 15 a 24 graus.
“Tal situação se deve ao padrão dos ventos em nível médio da atmosfera e o extremo calor dos últimos dias, além da instabilidade atmosférica. O padrão da atmosfera já começa a mudar, e as pancadas de chuva já são previstas para todas as regiões mineiras, inclusive com persistência para a próxima quinzena do mês de outubro. O calor extremamente forte dos últimos dias em todo o estado e capital deve dar uma trégua com o aumento de umidade e a ocorrência das chuvas”, afirma o boletim do Inmet.
Alerta de forte chuva com “perigo potencial”
Na manhã desta quinta, o Inmet emitiu um novo alerta de tempestade para cidades da Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora. O aviso é válido até a manhã de sexta-feira (11). O grau de severidade é de “perigo potencial”. A publicação alerta para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50mm/dia, ventos intensos que podem chegar a 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Confira as orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não deve-se estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).