Calor continua em Juiz de Fora no fim de semana; máxima deve ficar acima dos 30 graus

Ar com baixa umidade e poluído deve marcar esta sexta-feira; Inmet destaca que setembro tem como característica o tempo seco


Por Bernardo Marchiori*

06/09/2024 às 06h00

TEMPO CALOR SOL 1200X800 FELIPE COURI
(Foto: Felipe Couri)

Seguindo o padrão da semana, o clima em Minas Gerais permanece quente e seco durante o fim de semana. Para esta sexta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que ventos marítimos proporcionam um aumento de nuvens no Centro-leste do estado, mas não há previsão de chuva. Nas outras regiões, a massa de ar quente e seco continental proporcionará mais um dia de calor, índices críticos de umidade relativa do ar e estabilidade atmosférica, o que contribui para a manutenção do ar mais poluído.

Em Juiz de Fora, temperatura nesta sexta deve ficar entre 16 e 31 graus. Os valores são semelhantes aos registrados pelo Inmet na quinta (5), de 16,4 graus e 31,1 graus como mínima e máxima, respectivamente. A previsão é de que o céu permaneça entre claro e parcialmente nublado.

Para o restante do final de semana, a situação climática da Zona da Mata não deve passar por grandes alterações. Tanto a temperatura como a condição do céu continuam estáveis no sábado (7). Já no domingo (8), há possibilidade da presença de uma névoa seca na região.

Conforme o Inmet, setembro possui a característica de ser um mês seco em Minas Gerais. Normalmente, as primeiras pancadas de chuva ocorrem na segunda quinzena, o que sinaliza o declínio da estação seca no estado. O instituto acrescenta que, historicamente, as maiores temperaturas do ano são observadas entre o fim do inverno e o início da primavera (fim de setembro e início de outubro).

*estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.