Inmet e Cemaden emitem alerta de temporal com risco de inundações e deslizamentos em Juiz de Fora

Primeira frente fria do ano pode provocar declínio de temperatura em até 5 graus


Por Nayara Zanetti

04/04/2025 às 13h52

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de temporal entre sexta-feira (4) e sábado (5) para Juiz de Fora e região. Com a passagem da primeira frente fria do outono, o órgão estima que a temperatura deve ter um declínio de até cinco graus de sábado para domingo (6), o que pode gerar um leve risco à saúde. Além disso, a chuva prevista entre 30 e 60 mm/h, com ventos que podem atingir os 100 km/h, pode provocar inundações e deslizamentos de terra, conforme aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

De acordo com o Cemaden, há altas chances de ocorrência de eventos hidrológicos em Juiz de Fora em razão da previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais intensas em curto período de tempo, o que favorece a ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais. 

O órgão também considera alta a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na cidade “devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e à previsão de altos acumulados de chuva ao longo dos próximos dias, que podem deflagrar deslizamentos pontuais e esparsos (onde a chuva se concretizar de forma mais intensa), além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias”.

O Inmet ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), também alertou a população sobre as grandes chances de chuvas intensas. “No extremo leste do Sul de Minas, na metade leste do Campo das Vertentes, em boa parte da Zona da Mata e no sul do Vale do Rio Doce, a previsão é de acumulado pluviométrico acima de 80 milímetros”, informou o estado. 

A Defesa Civil de Minas Gerais também orienta a população em relação às chuvas intensas. O órgão reforça que os mineiros podem receber em tempo real os avisos meteorológicos diretamente no celular. Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua localidade para o número 40199. Além disso, em situações de risco extremo, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia para emitir alertas sonoros e mensagens de texto pelo sistema Defesa Civil Alerta. Essas notificações interrompem qualquer atividade na tela do celular, mesmo no modo silencioso, garantindo que informações essenciais alcancem moradores de áreas vulneráveis com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. 

Dicas de proteção da Defesa Civil:

  • Fique atento às orientações transmitidas pelos órgãos responsáveis e não subestime a força da água;
  • Não tente atravessar enxurradas;
  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Redobre a atenção ao dirigir com mau tempo;
  • Não estacione veículos debaixo de árvores devido ao risco de raios e quedas;
  • Se você estiver ao ar livre e perceber raios, busque abrigo em um local seguro, longe de áreas abertas e árvores;
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos;
  • Durante ventos fortes, mantenha-se afastado de janelas e objetos que possam ser levados pelo vento;
  • Não permaneça em piscinas, rios e lagos; 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.