Câmara insere depoimentos na Cápsula do Tempo, que será aberta em 2053
Iniciativa faz parte da comemoração de 170 anos de existência da Casa Legislativa; caixa será aberta no aniversário de 200 anos
A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou, nesta sexta-feira (28), a cerimônia de fechamento da Cápsula do Tempo, que reuniu depoimentos de vereadores, jornalistas, instituições de ensino, sindicatos e demais cidadãos sobre o que desejam para o futuro de Juiz de Fora. Estavam presentes na cerimônia a prefeita Margarida Salomão (PT), os vereadores da cidade e representantes da sociedade civil. A iniciativa faz parte da comemoração de 170 anos de existência da Câmara. A cápsula será aberta novamente em 7 de abril de 2053, no aniversário de 200 anos da Casa Legislativa.
Na ocasião, a chefe do Executivo elogiou a ação e destacou a importância de se pensar no futuro. “Não tenho dúvida, sem ter lido as mensagens, que aqui há muito amor por Juiz de Fora”, afirmou Margarida. As primeiras mensagens a serem colocadas na cápsula foram exemplares de jornais que estavam circulando na data pela cidade, para que a população, no futuro, possa ver as notícias do passado. Também foram inseridas manifestações de órgãos da imprensa da cidade, fotos de portais do dia e mensagens de jornalistas.
Em seguida, foram inseridas redações, desenhos e textos de mais de 50 instituições de ensino da cidade. Entre as mensagens, os jovens e crianças desejam uma cidade mais sustentável, igualitária e fraterna. Dando continuidade, foram colocadas manifestações da população, que enviou os depoimentos de forma presencial ou on-line, e vinham de diferentes bairros, contextos sociais e até mesmo de gente nascida aqui mas que já não mora mais no município. Foi informado que foram recebidas inclusive mensagens em braile, para que as manifestações representassem a diversidade da cidade.
Posteriormente, foram inseridas fotos dos servidores da Câmara Municipal no ano de 2023 e materiais produzidos no local. O livro de Paulino Oliveira, contando a história de Juiz de Fora até 1950, que foi reeditado e relançado durante a semana, também foi colocado na caixa. Para finalizar a cerimônia, os vereadores e demais autoridades políticas de diferentes épocas inseriram suas mensagens, sendo também representados a partir da inserção de publicações oficiais.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), Zé Márcio-Garotinho (PV), lembrou que a semana foi de muitos eventos em celebração aos 170 anos da instituição, sendo a Cápsula do Tempo o encerramento das festividades. “Nós tivemos uma participação intensa de autoridades, políticos, personalidades e da população em geral, que escreveram a cidade que eles imaginam. É um rico material que em 2053, no Bicentenário da Câmara, certamente vai fazer sucesso”, declarou. Segundo o presidente, o material representa um bom resumo dos anseios dos juiz-foranos. “O primeiro passa para um futuro melhor, é sonhá-lo, planejá-lo. Neste sentido, a Cápsula direciona para esse norte.”