Idade em que bebês podem ser amamentados em concursos passa de seis meses para dois anos

Permissão é maior do que a dada pela legislação federal, que também é de seis meses


Por Hugo Netto

27/10/2025 às 12h00

Foi promulgada, no último sábado (25), a Lei nº 15.219, alterando outra lei, de 2020, que estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos promovidos pelo Município de Juiz de Fora.

Antes, era assegurado à mãe o direito de amamentar seus filhos de até 6 (seis) meses de idade durante a realização de provas ou etapas de avaliação dos concursos públicos na administração pública direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, mediante prévia solicitação à instituição organizadora.

Com a nova lei, já vigora a nova permissão de amamentar os filhos que tenham até dois anos de idade na data da prova. A permissão é maior do que a dada pela legislação federal, que também é de seis meses.

De acordo com a justificativa da autora da proposta, vereadora Cida Oliveira (PT), “a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade, e que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.”

Idade em que bebês podem ser amamentados em concursos passa de seis meses para dois anos

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.