Vereador quer incentivar doação de cabelo para produção de peruca para pacientes com câncer

Projeto de lei de autoria do vereador Julinho Rossignoli defende programa municipal para contemplar pessoas de baixa renda


Por Renato Salles

25/04/2021 às 07h00

A Câmara Municipal de Juiz de Fora vai discutir a criação de um programa de incentivo a doação de cabelos para pessoas em tratamento contra o câncer na cidade. A sugestão é tema de um projeto de lei apresentado pelo vereador Julinho Rossignoli (Patriota). O texto entrou em tramitação no Poder Legislativo nesta quinta-feira (22), após ser lido em plenário, e, agora, segue para análise das comissões da Casa legislativa.

O projeto de lei tem viés autorizativo e permite que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) leve adiante o programa de forma a “sensibilizar as pessoas a doarem parte de suas madeixas, para que, com este material, ONGs e demais entidades representativas possam produzir perucas, que, a posteriori, serão distribuídas gratuitamente para pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento de câncer”.

Entre as metas colocadas no projeto de lei estão a promoção da solidariedade e o incentivo à recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento de câncer. “O programa poderá ser desenvolvido e difundido pelas entidades representativas, ONGs e demais colaboradores no município, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização sobre a importância da doação de cabelo”, diz o projeto de lei.

“Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e, consequentemente, da força para lutar contra a doença. Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo”, afirma Julinho na justificativa anexada à proposição.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X