Saiba como votaram os deputados de Juiz de Fora e região na PEC que autoriza venda da Copasa sem consulta popular

Maioria dos parlamentares com domicílio em JF e região votou a favor da proposta que retira obrigatoriedade de participação popular na privatização da estatal 


Por Nayara Zanetti

24/10/2025 às 11h46- Atualizada 24/10/2025 às 11h47

PEC Juiz de Fora
(Foto: Divulgação/ALMG)

A  Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, que elimina a obrigatoriedade de consulta popular para a privatização da Copasa, na madrugada desta sexta-feira (24). Após quase dez horas de intenso debate, com protestos de servidores da companhia, o texto recebeu 52 votos a favor e 18 contra. Agora, a matéria volta para a Comissão Especial para parecer de segundo turno, antes da votação final em plenário. 

A maioria dos deputados estaduais com domicílio em Juiz de Fora e região votou a favor da PEC do referendo da Copasa. Ao todo, dos 12 parlamentares de cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, dez se posicionaram a favor da proposta e dois contra. Aprovado pelos blocos da base do governador Romeu Zema (Novo), o texto contou com votos favoráveis de parte da bancada do PL, onde se concentra a maioria dos deputados da região. 

A reunião começou com 55 parlamentas presentes, aumentando para 71 ao longo dos trabalhos. Assim como nas reuniões anteriores da discussão da PEC 23/24, as galerias do Plenário estavam ocupadas por manifestantes contrários à aprovação da proposta. Do lado de fora do Palácio da Inconfidência, sede da ALMG, manifestantes também se concentravam.

A PEC do referendo foi apresentada, em agosto de 2023, pelo governador Romeu Zema. O texto prevê a mudança na  Constituição Estadual em relação à necessidade de consulta popular para privatização das empresas públicas de Minas Gerais. Esse tipo de participação popular ocorre para que os cidadãos sejam incluídos no debate e possam decidir sobre sua manutenção ou rejeição. A proposta faz parte de um conjunto de projetos do Governo de Minas, com o objetivo de aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). 

Veja como os deputados com domicílio na região votaram na PEC do referendo da Copasa: 

Votos a favor:

Antônio Carlos Arantes (PL) – Piau 

Coronel Henrique (PL) – Barbacena 

Charles Santos (Republicanos) – Juiz de Fora 

Delegada Sheila (PL) – Juiz de Fora 

Doorgal Andrada (PRD) – Barbacena 

Doutor Wilson Batista (PSD) – São João del Rei 

Grego (PMN) – Muriaé 

Ione Pinheiro (União) – Senador Firmino 

Noraldino Júnior (PSC) – Juiz de Fora 

Roberto Andrade (Patriota) – Viçosa

Votos contra: 

Betão (PT) – Juiz de Fora 

Cristiano Silveira (PT) – São João del-Rei 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.