Pedágio entre JF e RJ passa a custar R$ 21 a partir de novembro

Novo valor representa aumento de 45% em relação ao anterior; cobrança tem como base Tarifa Básica de Pedágio e reajuste pelo IPCA


Por Bernardo Marchiori (repórter) e Mariana Floriano (editora)

24/10/2025 às 16h53- Atualizada 24/10/2025 às 17h09

Pedágio entre JF e RJ passa a custar R$ 21 a partir de novembro
Foto: Leonardo Costa

O início da cobrança de pedágio na BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro pela Concessionária Elovias (antigo Consórcio Nova Real), nova administradora do trecho, foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A deliberação foi publicada na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial da União. Com isso, a empresa passa a cobrar a nova tarifa dez dias após a data – ou seja, em 3 de novembro. O novo valor do tributo é de R$ 21, o que representa um aumento de quase 45% em relação ao preço atual (R$ 14,50).

No trecho sob administração da Elovias, há três praças de pedágio: em Xerém, em Areal e em Simão Pereira. A nova cobrança tem base em dois parâmetros: Tarifa Básica de Pedágio quilométrica de R$ 0,34931 para trechos homogêneos de pista dupla, conforme estabelecido no contrato de concessão; e aplicação do Índice de Reajustamento Tarifário de 1,14374, correspondente à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre novembro de 2022 e setembro de 2025 (14,37%) para recomposição tarifária.

A concessionária assume a operação do trecho em 1º de novembro, 30 dias após a assinatura do contrato da concessão, em 2 de outubro, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. O investimento proposto para o trecho é de R$8,84 bilhões pelo prazo de 30 anos.

Entre as melhorias previstas, destacam-se a duplicação da Serra de Petrópolis (a estrada passará a contar com 6 pistas); as escavações de um túnel no trecho de subida da serra, interrompidas em 2016, que reduz em cinco quilômetros a distância entre Rio de Janeiro e Petrópolis; entre outras intervenções, como duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.

Em 30 de abril, o então Consórcio Nova Estrada Real, composto por Construcap, Ohla e Sociedad Anonima de Obras y Servicios (Copasa), venceu o leilão de concessão da BR-040/495/MG/RJ, no trecho de 218,9 quilômetros de extensão entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. A empresa vencedora apresentou a maior proposta de desconto sobre a tarifa básica de pedágio: de 14%, superando as propostas do Grupo EPR (Equipav e Perfin), que ofertou 3,08%, e da espanhola Sacyr, que ofereceu o valor de 1%.

Confira as novas tarifas de pedágio

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