Dados eleitorais serão inseridos nas urnas no domingo

No total, equipamentos terão fotos de 2.253, contando com presidenciáveis e candidatos a governador, senador e deputados federais e estaduais


Por Gracielle Nocelli

22/09/2018 às 07h00

eleiçoes 2018novaA preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2018 em Juiz de Fora começam neste domingo (23). Em ato público, serão inseridos os sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos e mídias de gravação de resultados nos equipamentos. A ação acontece na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Santa Terezinha, no período da manhã. Na ocasião, também será realizada a audiência de uma das urnas, prática usada quando são verificadas as informações a serem inseridas no aparelho sob a presença de um juiz eleitoral.

A chefe de cartório eleitoral, Vilma Finnott, explica que o ato público pode ser acompanhado por qualquer cidadão. “É uma forma de mostrar a segurança e a transparência do trabalho da Justiça Eleitoral”. Os procedimentos que serão realizados no domingo incluem a inserção dos dados e fotos de 2.253 candidatos. São 14 presidenciáveis e seus vices, nove concorrentes a governador e seus vices, 15 a senador e seus suplentes, 861 a deputado federal e 1.301 a deputado estadual. Também serão inseridas informações dos eleitores de cada seção para onde irão as urnas eletrônicas e as mídias para gravação dos resultados.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Juiz de Fora serão usadas 1.178 urnas. “E há ainda as urnas de contingência, que ficam como backup para o caso de algum equipamento apresentar problemas e precisar ser substituído”, esclareceu o órgão, em nota.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.