VÍDEO: Em Juiz de Fora, deputado Nikolas Ferreira fala sobre anistia e ‘PEC da Blindagem’
Parlamentar também recebeu título de Cidadão Honorário e ministra palestra em igreja local
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), mais votado do país nas eleições de 2022, esteve em Juiz de Fora nesta quinta-feira (18) para receber o título de Cidadão Honorário concedido pela Câmara Municipal. A honraria foi proposta pela vereadora Roberta Lopes (PL) em reconhecimento ao “trabalho em defesa da família, da liberdade e da fé cristã”. Durante a sessão solene, o parlamentar também recebeu a medalha de mérito legislativo.
Na chegada ao Legislativo, por volta das 15h30, Nikolas conversou com a imprensa. Ele comentou a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e a chamada “PEC da Blindagem”, que altera regras para cassação de mandatos parlamentares. “Para a gente, já foi uma vitória muito grande (a aprovação da urgência) porque, vamos ser bem claros aqui, nós não temos o STF ao nosso lado, nós não temos emendas para poder chantagear os outros deputados e senadores […] Então, o convencimento é a única arma que nós temos. Então agora de fato começa a guerra maior, que é o texto, que agora é o Paulinho da Força que vai ser o relator.”
O deputado votou a favor da PEC, aprovada em segundo turno na última terça-feira (17). “PEC da blindagem não, PEC da alforria. O que nós estamos fazendo não é blindar nenhum corrupto.” Ele também criticou a atuação do Judiciário. “Nós estamos tendo que blindar o nosso mandato porque há uma perseguição principalmente do Judiciário, na pessoa do Alexandre de Moraes, que persegue, que abre inquérito, que fecha inquérito, é que faz busca e apreensão […].”
Embates com Lula
O deputado falou ainda sobre o processo por injúria que responde após declarações feitas em novembro de 2023, quando chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” e disse que ele “deveria estar na prisão”. “Eu posso ir para a cadeia, sabe por quê? Não por corrupção, mas sabe por quê? Porque eu chamei o Lula de ladrão. Eu só não chamo ele em japonês porque eu não sei falar japonês, senão eu chamaria ele também”, afirmou.
Mais recentemente, em 29 de agosto, Nikolas anunciou nas redes sociais que ingressará com uma ação contra o presidente. A decisão foi tomada após uma fala de Lula em que, sem citar nomes, ele relacionou a campanha do parlamentar contra mudanças no sistema de pagamentos PIX ao crime organizado.
Candidatura ainda não está em pauta
Questionado sobre uma eventual candidatura ao Governo de Minas, o deputado disse que não pretende discutir o tema no momento. “A minha pauta hoje é a anistia. Não falarei sobre eleições até essa pauta ser superada. Até mesmo porque, se fossem meu pai e minha mãe e eu estivesse preocupado com eleições, que tipo de caráter eu teria? Então, isso aí vão ser decisões futuras.”

Emenda ao HMTJ
Ainda antes da solenidade, Nikolas visitou o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. Ele afirmou que destinará uma emenda parlamentar de R$ 500 mil à instituição. O hospital confirmou a informação e lembrou de uma emenda anterior enviada pelo parlamentar. “Durante a visita de hoje, ele afirmou sim que fará esta destinação de verba no valor de R$ 500 mil reais.”
Protestos
Do lado de fora da Câmara Municipal, manifestantes se dividiram entre apoiadores do deputado e grupos contrários. Enquanto simpatizantes entoavam gritos de “Anistia Já”, movimentos como a União da Juventude Socialista (UJS), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes e o Levante Popular da Juventude respondiam com “Sem Anistia”. Após a saída de Nikolas, os grupos permaneceram por alguns minutos e se dispersaram em seguida.