Zema acompanha distribuição de seringas para vacinação em Juiz de Fora
Regional de Saúde recebeu 294 mil unidades e iniciará distribuição aos municípios da região; governador acredita que vacinas podem chegar a MG na próxima semana
O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Juiz de Fora, nesta sexta-feira (15), acompanhando o recebimento e o início da distribuição dos primeiros lotes de seringas agulhadas para a vacinação contra a Covid-19 na região. Ao todo, foram encaminhadas à Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora 294 mil seringas agulhadas, para que ocorra a divisão aos 37 municípios de sua jurisdição, que corresponde a cerca de 670 mil pessoas. “As agulhas e seringas são fundamentais para o processo de vacinação e já estão disponíveis para o reconhecimento dos municípios nas regionais, para que, assim que as vacinas chegarem, ela (a vacinação) já possa ser realizada”, pontuou o governador.
Em sua visita a Juiz de Fora, Zema destacou que o Governo de Minas adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas. Deste total, 21 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que iniciou a distribuição por todo o estado por meio das superintendências regionais de Saúde. O governador ressaltou ainda que “o estado de Minas tem 21 milhões de habitantes”.
Cerca de sete milhões de unidades ainda estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais. A expectativa é de que, até a próxima segunda-feira (18), todas as regionais recebam esses materiais. Além das seringas, o Governo de Minas também adquiriu 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas.
O governador destacou também que a estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, através do Plano de Contingenciamento para vacinação contra a Covid-19. As ações da atual gestão estadual asseguraram a compra dos insumos e materiais com o objetivo de garantir maior agilidade na aplicação das vacinas na população mineira.
Durante a visita, Zema também anunciou que Minas Gerais irá auxiliar o estado do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde. Hospitais mineiros receberão crianças recém-nascidas nas UTIs infantis.
Governo acredita que vacinas podem chegar ao Estado já na próxima semana
Segundo o governador Romeu Zema, o Ministério da Saúde vai fazer uma reunião com os governadores na terça. Na ocasião, devem ser apresentadas as estratégias para o início da vacinação em todo o país. “O mais provável é que a vacina esteja disponível já na quarta-feira (20). Mas não temos detalhes se chega já em Belo Horizonte na quarta, por exemplo. A logística do Ministério da Saúde não é conhecida. A logística do Estado, porém,
já está toda montada, inclusive com o uso de aeronave do estado para distribuir essa vacina para que todos os municípios possam receber essas vacinas poucas horas após elas chegarem em Belo Horizonte.”
Grupos prioritários
Já o secretário de Estado de Saúde lembrou que Minas Gerais seguirá o planejamento nacional. A depender do primeiro volume de vacinas que chegarem ao estado, ele disse que serão priorizados três grupos: indígenas, idosos residentes em espaços de longa permanência e profissionais de saúde.
“Fazemos parte do Plano Nacional de Imunização. Estamos nos reunindo com o Ministério para definir isso. Terá vacinação para todos. Isso será disponibilizado ao longo do tempo. Não teremos um dia de vacinação, mas um ano de vacinação”, reforçou Carlos Eduardo.
Mesmo que o processo de implementação da vacina esteja avançando, o Governo de Minas continua orientando a população em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da Covid-19 e alertando sobre o aumento dos índices de transmissão da doença. A recomendação é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.
Prefeitos da região apresentam demandas
Antes, o primeiro compromisso na cidade do governador foi um encontro com prefeitos da região, em um almoço realizado no Trade Hotel no Bairro Cascatinha. O encontro deu-se a portas fechadas. Segundo o próprio Zema, as principais reivindicações apresentadas pelas lideranças locais disseram respeito às estratégias de vacinação. Houve também pedidos pela melhora das estradas da região.
“Muitas dessas estradas estão em um estado de conservação que deixa a desejar. Mas ainda temos grandes dificuldades financeiras. Não estamos conseguindo sequer pagar a folha dos funcionários em dia. Mas através das emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, temos conseguido a recuperação de algumas estradas. Por isso, contamos com a ajuda de todos”, afirmou o governador.
Entre as lideranças regionais presentes no encontro estavam a prefeita Margarida Salomão (PT); o presidente da Câmara, o vereador Juraci Scheffer (PT); o deputado federal Charlles Evangelista (PSL); e os deputados estaduais Noraldino Júnior (PSC) e Sheila Oliveira (PSL).