Eleições 2026: pesquisa aponta preferência dos brasileiros por candidato sem ligação com Lula ou Bolsonaro

Dados do levantamento da Genial/Quaest foram divulgados nesta quinta-feira


Por Estadão Conteúdo

13/11/2025 às 10h19

lula bolsonaro eleição
Lula, à esquerda, e Jair Bolsonaro (Foto: Assessoria PT / Cleber Caetano / Palácio do Planalto)

O melhor resultado para a eleição presidencial de 2026 seria a vitória de um candidato que não tenha relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta é a preferência de 24% dos brasileiros entrevistados em pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13). Somado a este número está a parcela que manifestou que priorizaria um nome de fora da política – outros 17% opinaram desta forma.

Segundo o levantamento, cresceu o índice de brasileiros que avalia que Lula não deveria se candidatar à reeleição. São 59% os que acham que o petista não deve tentar um quarto mandato. Na rodada anterior da pesquisa, em 9 de outubro, eram 56%. O petista anunciou que pretende ser candidato no ano que vem duas semanas depois, em 23 de outubro, durante viagem à Indonésia. Em relação ao mês passado, o índice dos que acham que Lula deveria se candidatar recuou de 42% para 38%.

Por outro lado, a maioria dos brasileiros também rejeita uma candidatura de Jair Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível, mas se mantém como pré-candidato ao próximo pleito. Para 67% dos entrevistados, Bolsonaro deveria apoiar outro nome para a disputa. Outros 26% acham que o ex-presidente deve seguir com a candidatura.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o índice de confiança, 95%.

O levantamento mostrou que Lula supera seus opositores na maioria dos cenários de segundo turno, mas viu o estreitamento das margens de vitória. Dos dez nomes avaliados, o petista venceria nove. A exceção é uma reedição do segundo turno de 2022. O atual presidente detém vantagem numérica contra Bolsonaro, mas está em empate técnico: o petista registra 42% de intenções de voto e o ex-presidente, 39%.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12), os índices de avaliação de Lula oscilaram negativamente, ou seja houve uma queda numérica dentro da margem de erro. A avaliação da gestão do petista foi desfavorável nos recortes sobre segurança pública.

Em 24 de outubro, o atual presidente afirmou que “traficantes também são vítimas de usuários” de drogas. A maioria dos brasileiros discorda da afirmação. Segundo o levantamento da Genial/Quaest, 81% dos entrevistados discordam da afirmação. Mesmo entre os entrevistados “lulistas”, a discordância é de 66%.

A maioria dos brasileiros também discorda da avaliação do presidente sobre a megaoperação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, em 28 de outubro. Segundo o petista, a incursão policial foi “desastrosa”. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, 57% discordam da opinião de Lula.

Resumo desta notícia gerado por IA

  • Pesquisa Genial/Quaest mostra que 24% dos brasileiros preferem candidato sem vínculos com Lula ou Bolsonaro.

  • Maioria rejeita novas candidaturas de Lula e Bolsonaro nas eleições de 2026.

  • Lula lidera nove de dez cenários de segundo turno, mas com margens reduzidas.

  • Declarações do presidente sobre segurança pública registram alta discordância entre os entrevistados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.