Bispo formado em Juiz de Fora é nomeado por Papa Leão XIV para diocese

Natural de Ubá, dom Walter Jorge Pinto foi nomeado pelo Papa Leão XIV na última sexta-feira


Por Mariana Souza*

12/11/2025 às 16h24

O Papa Leão XIV anunciou, na última sexta-feira (7), a nomeação de dom Walter Jorge Pinto como novo bispo da Diocese de Campanha, cidade do Sul de Minas localizada a cerca de 260 quilômetros de Juiz de Fora. A posse está marcada para o dia 17 de janeiro.

Bispo formado em Juiz de Fora assume Diocese de Campanha em janeiro
Dom Walter Jorge Pinto – (Foto: Divulgação / CNBB)

Natural de Ubá, na Zona da Mata, dom Walter é o atual bispo de União da Vitória, no Paraná, e mantém forte vínculo com Juiz de Fora, onde realizou parte de sua formação religiosa e acadêmica. Ingressou no Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia, e posteriormente deu continuidade aos estudos no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), por meio do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Em nota publicada pela Diocese de Campanha, os fiéis celebraram a nomeação e expressaram alegria pela chegada do novo bispo. “A Diocese da Campanha o acolhe de coração aberto! Caminharemos juntos, guiados pelo Espírito, para que cada comunidade, cada família e cada pessoa se tornem reflexo do amor de Deus e sinal vivo de Sua presença no mundo.”

O texto ainda destacou o acolhimento do clero, religiosos, seminaristas e leigos, que deram as boas-vindas ao novo bispo. “Que seu ministério frutifique abundantemente, para a glória de Deus e o crescimento do Reino em nossa terra”, finalizou a nota.

Trajetória mineira

Ordenado diácono em 2001, recebeu a ordenação presbiteral em 1º de junho de 2002. Durante seu ministério presbiteral, dom Walter atuou como pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa, e administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta. Também foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, e pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena.

Na Arquidiocese de Mariana, dom Walter participou de grupos de orientação e decisão da Igreja, foi assessor da Pastoral da Família e atuou como vigário episcopal por três anos. Também representou os padres da arquidiocese, colaborou na formação de novas vocações e trabalhou em questões jurídicas e matrimoniais da Igreja.

*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.