Projeto prevê implementação de pontos de reparo para bicicletas

Programa quer incentivar modal oferecendo estrutura para manutenções simples, como encher o pneu


Por Davi Carlos Acácio

03/10/2023 às 16h33

bicicletas
Oferecer reparo de bicicletas é um dos objetivos do projeto Pit stop (Foto: Matt Kean/Unsplash)

Um projeto de lei (PL) que visa a implementação do programa “Pit stop”, voltado para bicicletas nas vias públicas de Juiz de Fora, foi apresentado na última quarta-feira (27) na Câmara Municipal. De autoria do vereador Tiago Bonecão (Cidadania), a matéria quer, conforme o texto que justifica o PL, incentivar o uso da bicicleta no município.

LEIA MAIS: JF tem quase um acidente por dia com ciclistas em 2023

A ideia é que o “pit stop” seja utilizado para a “realização de pequenos reparos e manutenções em suas bicicletas, tendo em vista a ausência desses pontos na cidade e a possível distância entre o local em que se encontra o ciclista e uma oficina e/ou borracharia”, argumenta Bonecão no texto justificativo. O local deverá contar, portanto, com ferramentas básicas para a manutenção de uma bicicleta, assim como uma bomba de ar para encher o pneu.

Segundo a proposição, para viabilizar o programa, a cidade poderá firmar parcerias com empresas privadas, instituições ou entidades não governamentais. Os locais indicados para a instalação serão aqueles que estão no raio das câmeras do programa “Olho Vivo”. O PL prevê ainda que a manutenção e conservação dos “pit stops” seja de responsabilidade exclusiva da instituição ou empresa que firmar parceria com o município.

Projetos voltados para bicicletas não saem do papel

Há mais de 20 anos, a proposta de construção de uma ciclovia em Juiz de Fora corre entre as administrações municipais. O primeiro esboço foi desenvolvido durante o mandato do então prefeito Tarcísio Delgado. O projeto planejava a construção às margens do Rio Paraibuna. Porém, sua implementação nunca foi levada a cabo. Posteriormente, em 2012, foi instituído o Plano Diretor Cicloviário Integrado. A lei se apoiava em criar uma infraestrutura de rede cicloviária em Juiz de Fora, mas, desde sua instituição, ainda durante o governo de Custódio Mattos, nunca foi colocada em prática. Segundo a atual Administração, no momento está sendo trabalhada a captação de recursos para a ciclovia, e o projeto para tal está em fase de finalização.

Em abril do ano passado, foi sancionado o programa “Vai de bike”, apresentado pelo vereador Maurício Delgado (União), que propõe a instalação de bicicletários na cidade. A lei prevê a criação dos estacionamentos para bicicletas em locais como parques públicos e privados, shopping centers, supermercados, instituições de ensino, edifícios empresariais etc. Para os estabelecimentos com possível aprovação de material construtivo em Juiz de Fora, a lei já está em vigor. Os já construídos terão ainda um tempo de adequação a partir da homologação do decreto, que ainda não ocorreu.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.