Lei que prevê mutirão de exames oftalmológicos para pessoa idosa entra em vigor

Programa Visão Legal na Terceira Idade, proposto pelo vereador Julinho Rossignoli (PP), será destinado à população de baixa renda


Por Hugo Netto

02/12/2023 às 12h13- Atualizada 02/12/2023 às 12h47

Foi publicada, neste sábado (2), a promulgação da Lei 14.744, por meio de sanção tácita do prefeito em exercício. A promulgação aconteceu de forma tácita, pelo prefeito em exercício, Kennedy Ribeiro, após o Executivo se manter em silêncio sobre o projeto por 15 dias úteis do encaminhamento do Legislativo.

Proposta pelo vereador Julinho Rossignoli (PP), a nova lei cria o Programa Visão Legal na Terceira Idade, para realizar avaliações oftalmológicas de pessoas com idade a partir de 60 anos, anualmente, junto do tratamento. O atendimento que será realizado em forma de mutirão visa atender, principalmente, a população de baixa renda, inscrita no Cadastro Único.

Conforme o texto, a Secretaria de Saúde do Município deverá disponibilizar os profissionais para realizarem a avaliação, encaminhar para o Sistema Único de Saúde (SUS) os pacientes que precisarem de tratamento, e até mesmo fornecer armações e lentes. Além disso, a demanda registrada no programa servirá para elaborar estudos sobre a saúde ocular da população

Quando forem realizados os mutirões, o Município terá que divulgar amplamente com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.