Incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é encerrado após 9 dias de combate
Área atingida ainda está sendo mensurada; mais de 40 pessoas se empenharam em ação
O incêndio que atingia o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro desde o dia 17 de agosto foi totalmente encerrado na última segunda-feira (26). Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a área atingida pelo fogo ainda está sendo mensurada. O trabalho iniciou no dia 18, sendo necessários nove dias para conter todos os focos.
O órgão também esclarece, em nota, que as áreas atingidas por incêndios florestais normalmente se regeneram sem intervenções do IEF, por meio de um processo o mais natural possível. Entretanto, é necessário agir dependendo do impacto em cada local e suas especificidades de flora e fauna, bem como dos serviços ambientais ali existentes. Nesse caso, podem ser realizados o replantio de espécies nativas e a confecção de aceiros, para evitar o ingresso de novos incêndios que podem interferir negativamente na área em recuperação.
O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) relatou que foi necessário combate direto por terra e com auxílio de aeronaves, para lançamento de água e transporte de efetivo, alimentação e equipamento. Ainda conforme a corporação, mais de 40 pessoas estiveram empenhadas na operação para conter o fogo.
As principais dificuldades durante o trabalho, de acordo com os militares, foram o terreno – rochoso, acidentado e íngreme -, a vegetação muito seca, a temperatura elevada e os ventos fortes e constantes.
Estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa.