Minas Gerais tem transmissão comunitária da variante Ômicron
Estado possui, no total, 32 pessoas infectadas; secretário pede que população continue adotando cuidados contra a Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) informou, nesta quinta-feira (23), que 29 novos casos da variante Ômicron foram identificados em Minas Gerais. No total, o estado já tem 32 pessoas infectadas com a nova variante da Covid-19. Em vídeo, o secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti, reconheceu a transmissão comunitária da Ômicron no estado.
Conforme a SES/MG, dos 32 casos, 11 foram identificados em Belo Horizonte, incluindo os três identificados na semana passada, referentes a pessoas que vieram da África, e 21 casos no Sul de Minas, sendo 19 em Extrema, um em Maria da Fé e um em Três Pontas. Nos casos da capital, há registros de pacientes que não tiveram contato com pacientes sabidamente infectados pela ômicron e sem histórico de viagem ao exterior. Ainda há 16 casos suspeitos da variante sendo investigados.
Todos os casos confirmados estão sendo monitorados pela SES-MG, e segundo Baccheretti, os pacientes apresentam sintomas leves e estão estão em isolamento domiciliar. “É motivo ainda de calma, é uma nova variante que já era esperada. O importante é que são os mesmos cuidados: uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento social e, principalmente, vacinação. Muitas pessoas ainda não tomaram sua segunda dose, nem o reforço. Quem não tomou a vacina, busque se vacinar”.
O secretário ainda alerta para que a população evite grandes aglomerações durante as festas de fim de ano, buscando sempre locais arejados e cuidado redobrado com os mais vulneráveis.
Tópicos: coronavírus