Helicóptero com quatro pessoas cai em lago em Capitólio; uma morte é confirmada

Três pessoas sobreviveram à queda e foram encaminhadas para os serviços de saúde da região para receberem cuidados médicos


Por Elisabetta Mazocoli

02/01/2024 às 13h21- Atualizada 02/01/2024 às 16h37

Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-oeste de Minas Gerais, a cerca de 300 quilômetros de Juiz de Fora. O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (2), por volta das 9h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu logo após decolar de um condomínio e fazia a primeira viagem do dia. Quase cinco horas depois do acidente, às 13h40, o Corpo de Bombeiros confirmou uma morte. No mesmo horário, o órgão informou que seria iniciada a operação de flutuação da aeronave para fins de perícia aeronáutica.

Dois passageiros foram encontrados fora do helicóptero, e dois outros foram encontrados retidos dentro dele. De acordo com o relato da corporação, as vítimas foram encaminhadas para os serviços de saúde da região para receberem cuidados médicos. Por volta de 13h40, o Corpo de Bombeiros informou que o corpo da vítima fatal, um homem, tinha sido recuperado. Ainda não foram divulgadas mais informações sobre a vítima.

Os bombeiros socorreram e transportaram uma jovem de 22 anos, que estava com apenas dores no corpo, sem suspeita de fraturas. Ela foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, e ainda não há informações sobre o seu atual estado de saúde. Outra vítima foi conduzida para atendimento em Passos, e de acordo com os relatos, não estava apresentando responsividade de movimento nos membros inferiores. O piloto da aeronave foi encontrado com suspeita de fratura na coluna, mas não foi informada a gravidade da lesão. Ele também foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi.

O acidente aconteceu próximo a estrada de acesso a Escarpas do Lago, e ainda não há informações sobre o que causou a queda. O helicóptero é de modelo EC 120 B, com número máximo de quatro passageiros, e foi fabricado em 2009.

Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta terça foram feitos mergulhos para fazer identificação da aeronave e o reconhecimento do veículo. Nesta quarta, o comando da Aeronáutica responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estará no local para orientar os bombeiros quanto à retirada do helicóptero da represa de forma a preservar a cena do acidente. Os nomes das vítimas não serão divulgados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.