Com 4 mineiras, Ministério da Agricultura lista marcas de café impróprias; veja relação completa

Foram encontradas matérias estranhas e impurezas nos lotes inspecionados


Por Tribuna

01/07/2024 às 13h41

O Ministério da Agricultura divulgou, na última sexta-feira (28), uma lista de marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para consumo, após análise realizada pelo Departamento de Inspeção da pasta. Segundo o Governo, foi identificada nos produtos a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570. Quatro empresas de Minas Gerais foram citadas na relação e os itens deverão ser recolhidos pelas marcas responsáveis.

De acordo com a legislação, as matérias estranhas são caracterizadas por grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras. Já as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.

O alerta do Ministério faz parte da Operação Valoriza, que teve ações de fiscalização em todo o país, entre os dias 18 e 28 de março de 2024, quando 168 amostras de café foram coletadas.

Confira as marcas mineiras citadas na lista:

  • Mila – lote 545
  • Mila – lote 177
  • Córrego do Ouro – lote 04
  • Café de Minas – lote 203
  • Ouro Minas – lote 05/06/2024

Caso você tenha adquirido algum produto, a recomendação é de que não os consuma e solicite a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor e, se encontrar alguma das marcas listadas sendo comercializadas, a orientação é que o fato seja comunicado imediatamente ao canal oficial Fala.BR.

Veja a lista completa:

Lista café
(Foto: Divulgação)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.