Juiz-forano participa de ultramaratona de 246km na Grécia
Gláucio Monte-Mór é o único mineiro confirmado na prova e pretende completá-la em até 32 horas
O juiz-forano Gláucio Monte-Mór, de 46 anos, enfrentará a International Historic Ultra-Distance Race, na modalidade Spartathlon, neste domingo (29). A prova, considerada uma das mais difíceis do mundo, tem 246 quilômetros, com largada em Atenas e chegada em Esparta. O tempo máximo para os atletas finalizarem o percurso é de 36 horas. Serão 378 participantes de 65 países, e Gláucio é um dos dez brasileiros e único mineiro confirmado.
“Foram quatro meses específicos de preparação, com treinos de cinco a sete vezes por semana, variando de 100 a 150 quilômetros. É o momento da minha vida”, diz o ultramaratonista, que participará dessa prova pela primeira vez. Nesse desafio, os atletas tentam reproduzir os passos do soldado ateniense Fidípides, que, segundo o historiador Heródoto, foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da Batalha de Maratona, em 490 a.C. De acordo com a história, foi esse evento que deu nome à prova mais clássica das Olimpíadas, a maratona.
Com altimetria e clima que podem variar durante o trajeto, a logística se torna complicada, avalia Gláucio. “Só disputa quem tem experiência, porque há uma seleção para a prova. Mas 40% dos concorrentes não conseguem completar. É difícil prever, porque a disputa é longa, mas quero completar entre 30 e 32 horas. O sonho dos sonhos seria fazer abaixo dos 30, mas é muito difícil. Se conseguir completar em qualquer tempo dentro do limite, estou feliz. Me sinto preparado e confiante”, declara.
Para conseguir custear a ida, Gláucio realizou rifas e vaquinhas, divulgadas pela Tribuna. Ele ressalta a importância dos juiz-foranos nesse processo e promete representar bem a cidade. “Só tenho que agradecer tudo que a cidade fez por mim, foi melhor que imaginei. Apareceram patrocínios, vendi quase 200 camisas, consegui incentivo na rifa e vaquinha”, comemora.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva