Ultramaratonista vende rifas para competir prova de 246km na Grécia
Gláucio Monte-Mór busca apoio para custear ida, em setembro; prova é considerada uma das mais complicadas do mundo
O juiz-forano Gláucio Monte-Mór, de 46 anos, irá participar, no dia 29 de setembro, da International Historic Ultra-Distance Race, na modalidade Spartathlon. A prova começa em Atenas e termina em Esparta (246 quilômetros), na Grécia, e conta com a participação de 378 atletas de 65 países, que precisam terminá-la em até 36 horas. O morador do Bairro São Mateus, Zona Sul, será um dos dez integrantes brasileiros na disputa, e o único mineiro. Para que possa custear transporte, hospedagem e alimentação, ele está vendendo rifas. Os interessados podem adquirir através deste link. Há como ajudar também por esta vaquinha on-line.
Nessa prova, os atletas tentam reproduzir os passos do soldado ateniense Fidípides, que, segundo o historiador Heródoto, foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da Batalha de Maratona, em 490 a.C. De acordo com a história, foi esse evento que deu nome à prova mais clássica das Olimpíadas, a maratona. Será a primeira vez de Gláucio nessa disputa, considerada uma das mais difíceis do mundo em virtude da variação térmica e do perfil altimétrico.
“Essa prova é meu sonho máximo desde quando comecei a correr ultramaratonas. Será um marco na minha carreira esportiva. Pela extrema dificuldade, quero completar a prova vivo. Geralmente, mais da metade dos participantes não completa”, cita Gláucio, que já esteve em 20 maratonas e 18 ultramaratonas desde 2005. Sua última foi em Toledo-PR, em uma prova de 24 horas, em que correu 208 quilômetros e foi vice-campeão.
Além de vaquinha e rifa, o juiz-forano está vendendo materiais esportivos e realizará treinos colaborativos para arrecadar fundos. Ele também busca empresários que possam apoiá-lo, e disponibiliza o contato (32) 98886-9680 aos interessados.