JF Vôlei perde fora de casa, mas garante 6ª colocação e vaga na Copa do Brasil
Jogando fora, no Ginásio do Abaeté, casa do Funvic Taubaté, o JF Vôlei acabou derrotado por 3 sets a 0 (25×14, 25×22 e 25×23), na noite desta quinta-feira (22), em partida que encerrou o primeiro turno da Superliga Masculina. O oposto Wallace, campeão olímpico com a Seleção Brasileira, que fez 11 pontos durante o confronto, foi eleito o melhor jogador em quadra, conquistando o troféu VivaVôlei. Os maiores pontuadores da noite, no entanto, foram os centrais Éder, atleta do time adversário, também campeão olímpico com a seleção de Bernardinho, e o oposto juiz-forano Renan Buatti, com 13 tentos cada.
Mesmo com a derrota, o time de Juiz de Fora encerra o turno em sexto lugar, com 16 pontos ganhos em 11 partidas disputadas. Já o time do Vale do Paraíba soma agora 23 pontos, e encerra o ano na quarta colocação do torneio. O Sada Cruzeiro é o líder absoluto da tabela. A equipe mineira é a única invicta da competição, somando 32 pontos, seis a mais do que o Sesi-SP, segundo colocado.
Com as festas de fim de ano, a Superliga terá uma pausa até o dia 7 de janeiro. Os atletas do JF Vôlei foram liberados e voltam aos trabalhos no dia 2 de janeiro. No dia 7, a equipe duela contra o Brasil Kirin, em Campinas, às 14h10. No dia 14, enfrenta o Sada Cruzeiro, em Belo Horizonte. A primeira partida do returno em casa será somente no dia 28, contra o São Bernardo, às 18h, no Ginásio da UFJF.
Copa do Brasil
Mesmo com a aproximação do Canoas, que encerrou o ano com 15 pontos, e do Minas, com 13, a boa sequência no meio do primeiro turno manteve o JF Vôlei entre as seis melhores equipes da competição, colocação que classifica o time na Copa do Brasil. Pelo regulamento do torneio, as seis melhores equipes ao fim do primeiro turno da Superliga garantem vaga, além do Brasil Kirin, time de Campinas, cidade-sede da disputa.
Esta é a segunda participação do time de Juiz de Fora na competição. A primeira classificação aconteceu na temporada 2014/15, quando a equipe encerrou o turno na oitava colocação, posição que, naquela época, carimbava o passaporte para o torneio.
Os comandados pelo técnico Henrique Furtado, no entanto, terão um grande desafio pela frente. Nas quartas de final, encaram o Sesi-SP, vice-líder da Superliga, com mando de quadra do adversário. A data da partida ainda não foi definida.