Brasileiro de Karatê: juiz-foranos somam 37 medalhas e oito vagas na seleção
Caratecas do C.E.K.S levam Minas à quarta colocação geral do torneio disputado em São Paulo; atletas irão representar o Brasil no Pan-Americano no Chile
A lista de atletas de Juiz de Fora que foi até Arujá (SP) disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê JKA já era extensa, com 25 nomes, todos do Centro de Estudo Karatê-do Shotokan (C.E.K.S.). Mas a relação de medalhistas na competição do último final de semana foi ainda maior. Ao todo, a cidade foi ao pódio em 37 vezes, nas disputas de kata e kumitê, em diferentes idades. Além disso, oito atletas da categoria especial conquistaram vaga na seleção brasileira de karatê JKA, e poderão disputar o Pan-Americano no Chile, em novembro. O desempenho contribuiu diretamente, ainda, para que Minas Gerais terminasse o evento nacional na quarta colocação geral entre os estados.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Minas ficou em 4º lugar e o C.E.K.S ganhou todas essas medalhas pelo estado, então estamos muito orgulhosos mesmo. O curso (realizado com o Sensei Naka, antes do torneio) foi muito bom, eu mesmo consegui passar no exame de 4º dan feito pelo Sensei Naka, um instrutor do Japão. Os alunos foram muito bem e receberam diversos elogios”, conta o sensei Fernando Macêdo que, como antecipou, também foi aprovado como 4º dan pelo sensei Naka.
Os resultados
Jack Zambelli, Enrico Saço, Izabella Zambelli e Ricardo Leal Dutra foram medalhas de ouro tanto no kata quanto no kumite do Brasileiro de Karatê; também conquistaram o título no kata, Isabela Giovannini, Bernardo Amaral e Clare Marie Zambelli, além de Mariana Cuconato, que ainda vice de kumite, e Frederico Franco, bronze no kumite. Lorenzo Saço foi outro a ir ao lugar mais alto do pódio, no kumite.
Artur Tafuri, Igor Luiz Urso e João Gabriel Trindade colecionaram belas exibições que renderam ao primeiro o título kata e o vice de kumite, ambos por equipes, além da prata de kata individual, enquanto Igor se sagrou campeão brasileiro de kata por equipes e solo, e vice de kumite nas duas disputas, e João Gabriel foi o melhor no kata por equipes e o segundo no kumite também na modalidade coletiva.
Compõem a lista de destaques da competição e de Juiz de Fora os caratecas Caio Ladeira (vice campeão kumite e terceiro kata), Matheus Coutinho (terceiro no kumite), Melissa Vargas (vice-campeã de kata), Carlos Antônio (prata de kata e bronze de kumite), Ana Luíza Vargas (segunda melhor no kumite e terceira no kata), Larissa Agostinho e Carolina Coutinho, dupla bronze no kata, e Luiz Felipe Vidal (terceiro colocado de kumite).
A sensei Carolina Zampa foi top 8 no kata e kumite, assim como o sensei Fernando Macedo. Completaram a lista os alunos Felipe Vargas, Marcela Costa e Luciana Calais, de desempenhos elogiados pelos professores.
LEIA MAIS
Pan em novembro
Dos atletas premiados no Brasileiro de Karatê JKA, Ricardo Dutra, Carlos Antônio, Lorenzo Saço, Ana Luíza Vargas, João Gabriel Trindade, Artur Tafuri, Igor Luiz e Mariana Cuconato sacramentaram um lugar na seleção brasileira de karatê e terão a oportunidade de representar o país na disputa do Pan-Americano da arte marcial em novembro, no Chile. “Oito estão com a classificação garantida e muito provavelmente a sensei Carol também, porque ela já fez até um treino com a seleção nesse ano e está bem ranqueada para ir. E eu estou nessa expectativa também, porque lutei com alguns meninos da seleção, consegui ter êxito e agora é esperar um pouco, a minha não é certa”, conta Fernando à Tribuna. “Antes do Pan temos outros campeonatos, como o Brasileiro tradicional, de uma outra entidade. Mas o foco maior será no torneio no Chile”, projeta o sensei.