Tottenham supera Manchester United e leva terceira Liga Europa da história

Clube supera rival inglês por 1 a 0 em Bilbao e encerra jejum de 41 anos sem títulos continentais


Por Tribuna

21/05/2025 às 19h08

O Tottenham venceu o Manchester United por 1 a 0 e conquistou a Liga Europa pela terceira vez em sua história. A final foi disputada nesta quarta-feira (21) em Bilbao, na Espanha. Com o resultado, o clube londrino se iguala oa Liverpool como o time inglês com mais títulos na competição europeia.

A conquista representa o primeiro troféu internacional do Tottenham no século XXI. O clube havia vencido a Copa da Uefa, antecessora da Liga Europa, nas temporadas 1971/72 e 1983/84, e agora encerra um jejum de 41 anos sem títulos continentais. Com a vitória, a equipe comandada por Ange Postecoglu garantiu vaga na Liga dos Campeões de 2025/26, salvando uma temporada marcada por muitas decepções.

A conquista do Tottenham foi bastante celebrada diante de um histórico de carência de troféus. A última volta olímpica havia ocorrido em 2008, quando ergueu a Copa da Liga Inglesa.

Com a vitória, o clube se junta ao grupo daqueles que têm três conquistas na Liga Europa, ao lado de Liverpool, Internazionale, Juventus e Atlético de Madrid. O Sevilla lidera o ranking com sete títulos.

Ranking

A Espanha lidera o ranking de países com 14 conquistas na Liga Europa. A Inglaterra chega a 10 títulos na competição, empatada com a Itália na segunda posição. Alemanha (7), Holanda (4), Portugal (2), Suécia (2), Rússia (2), Bélgica (1), Ucrânia (1) e Turquia (1) completam a lista.

Supercopa da Uefa

OTottenham garantiu vaga na Supercopa da Uefa, que será disputada em 13 de agosto no Estádio Friuli, em Udine, na Itália. O adversário será definido na final da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e Inter de Milão.

Com arquibancadas lotadas em San Mamés, o United tomou a iniciativa nos minutos iniciais, mas com pouca objetividade. O Tottenham se armava aos contragolpes e obrigou Onana a fazer uma grande defesa logo aos 10 minutos após saída errada de Maguire e batida forte de Johnson.

Dono de triunfos nos três confrontos na temporada, o Tottenham voltou a largar na frente do United pelo quarto jogo seguido com Johnson, aos 41 minutos. Sarr cruzou da esquerda, a bola bateu no braço de Shaw e o meio-campista do Tottenham saiu celebrando.

Ao United, a derrota fecha uma das piores temporadas da equipe, atualmente na 16ª colocação do Campeonato Inglês e frustrante em tudo o que disputou, a começar pela decisão da Supercopa da Inglaterra, na qual caiu diante do rival City nos pênaltis, ainda em agosto.

A festa em preto e branco foi enorme, com muitos cânticos e lágrimas de emoção nos rostos dos sofridos torcedores dos Spurs, enquanto o árbitro ignorou um pedido de pênalti do United e Vicario espalhou a última oportunidade, em cabeçada de Dalot.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.