Conheça Matheus Cipriani, de 13 anos, autor do primeiro gol do Ginásio Municipal
Atleta da Escola Flamengo/Sesi tem passagem pelo Atlético-MG; treinador vê garoto com potencial para se tornar profissional
Imagine poder contar para seus filhos e netos que você marcou o primeiro gol da história do principal complexo esportivo de sua cidade. Matheus Cipriani, de apenas 13 anos, terá esse momento único guardado na memória – e compartilhado com todos que gostam do esporte local. Na estreia esportiva do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, no último sábado (15), ele marcou o primeiro e o último gol da vitória por 5 a 0 do Escola Flamengo/Sesi sob o Sport Club, na primeira partida das dezesseis realizadas durante o final de semana.
De acordo com o garoto, a jogada do primeiro gol é sempre trabalhada durante os treinamentos. “Partiu de uma cobrança de lateral, depois fizemos uma triangulação e um dos meus colegas ajeitou a bola para eu chutar. Pude ser feliz e marcar o gol”, comemora o fixo e ala. Ele também vibra com o reconhecimento que teve pelos presentes no local. “O gol fez com que as pessoas conhecessem um pouquinho da minha história. É gratificante receber esse carinho e ser reconhecido em Juiz de Fora”.
Logo após balançar as redes, Matheus olhou para a arquibancada e fez um coração com as mãos. “Foi para a minha mãe, porque ela é minha fã número 1. Me incentiva, me apoia e acredita nos meus sonhos”, diz o garoto. A reação de seus colegas assim que o gol saiu também foi emocionante para o adolescente. “Abri o placar da partida, foi uma sensação muito boa de sair na frente, deu confiança para eu e meus companheiros acreditarmos na vitória”, analisa.
Ver essa foto no Instagram
Para o pai de Matheus, o fisioterapeuta Vinicius Cipriani, o sentimento foi de emoção por saber de toda a dedicação do filho no esporte. “Ele ama futsal desde seus primeiros passos, e, mesmo novo, já viveu muitas experiências boas e de superação, que vão construindo sua história. Matheus é um menino carinhoso, alegre, muito família e tem fé que Deus ilumina e guia seu caminho, além de procurar ser focado em seus sonhos e fazer o seu melhor em tudo”, declara o pai.
Outro que ficou orgulhoso do feito de Matheus é seu treinador, Henrique Biaggi, que já trabalha com o jovem jogador há mais de dois anos. “Ele é um garoto diferente, tem um entendimento de jogo altíssimo. Sai do plano tático, resolve os problemas com a bola da maneira que entende. É rápido, muda de direção fácil e tem muita força, além de ser competitivo. É bem completo, um dos garotos que treino que tem grande potencial para se tornar um atleta”, enxerga Henrique.
Em 2022, Matheus teve a experiência de jogar futsal e futebol de campo no Atlético Mineiro, antes de retornar para Juiz de Fora. A expectativa é que neste ano ele participe, pelo Flamengo, do Campeonato Mineiro de futsal sub-13. O time juiz-forano também tem a intenção de entrar no campeonato no sub-9 e no sub-11.
Avaliação positiva e próximos jogos
Conforme o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Marcelo Matta, a inauguração esportiva do ginásio mostrou a confiança que os amantes do esporte juiz-forano podem depositar no local. “Quem foi, conheceu o espaço e percebeu o conceito de que será para todos, para diferentes modalidades e praticantes, de maneira que a gente valorize e apoie ainda mais o esporte da cidade”, pontua.
Entre a próxima sexta (21) e domingo (23), o Ginásio Municipal será palco do Campeonato Mineiro Feminino de futsal, na categoria adulta. O representante de Juiz de Fora será o Clube Bom Pastor, que irá enfrentar a Associação Varginhense, Paulo Veloso e Desportivo Bocaiuva. Para Marcelo Matta, a vinda do campeonato para o palco esportivo “justifica o investimento dos recursos públicos, apontando que vamos trabalhar para fortalecer todas as modalidades”.