Juiz-forana busca ser a primeira mulher a nadar 40km em rio português
Ultramaratonista aquática Mayra Santos tenta desafio inédito, no Rio Zêzere, em preparação ao sonho da volta à Ilha da Madeira
Em setembro de 2019, a juiz-forana Mayra Santos se tornou a primeira mulher a concluir a Ultramaratona Aquática da Ilha da Madeira, em Portugal, onde vive, com nado de 42km em alto-mar. Em dezembro do ano passado, a luso-brasileira quebrou recorde mundial de “nado estático” em piscina contracorrente, com braçadas ininterruptas durante 30h07min. Imparável, dias após completar 42 anos, a atleta tem novo desafio, a começar nas primeiras horas da próxima segunda-feira: ser a primeira mulher a descer o Rio Zêzere, com 40km que separam a aldeia de Foz de Alge à Praia Fluvial da Aldeia do Mato, também em águas portuguesas e sem parar o nado.
“Nunca foi feito antes por nenhum nadador, a não ser em duas etapas”, destaca Mayra à Tribuna. “O desafio tem previsão de 15 horas de duração, pois não tenho autorização para nadar à noite. Terá início às 6h de Portugal – 2h no Brasil – desta segunda-feira”, explica a juiz-forana que dará as braçadas justamente no primeiro dia do verão europeu.

Todo o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais da SwimTogether (@swimtogether_pt) e da própria nadadora (@mayrasantosswimmer).
A ultramaratonista aquática será acompanhada em tempo integral por uma embarcação de apoio durante o trajeto. “Conto com o diretor de prova, André Santos, e com meu marido, João Duarte, além da fotógrafa Anais Moniz e pelo skipper, Tiago Durães.” Durante o nado, ela irá se alimentar com géis energéticos, isotônicos, banana, açaí e água.
Parte da preparação pôde ser feita em casa. “(A preparação) correu lindamente, treino todos os dias no mar e ou na piscina. A pandemia atrapalhou um pouco, mas agora não mais, pois tenho uma piscina de treino em casa”, explica.

Detentora de recordes, Mayra conta que sua inspiração para esta nova empreitada vem de um sonho cada vez mais próximo: dar a volta na Ilha da Madeira. “Preciso me preparar para um grande desafio, então por que não sair da água salgada, minha zona de conforto, e fazer algo superinédito e desafiante pra mim? Estou encarando como treino de preparação para a volta à Ilha, que exige muita resistência, pois irei fazê-la sem descanso, sem roupa especial. Serão 144km que tenho a previsão de fazer em 60h (três dias e duas noites)”.