Saiba quais reformas serão feitas nos campos de várzea de JF

Prefeitura anunciou contratação, por R$ 736 mil, de empresa para elaboração de projeto arquitetônico da intervenção


Por Vinicius Soares

15/03/2024 às 06h28

campo de varzea by couri
Intervenções incluem enquadramento de campos e recomposição de alambrados (Foto: Felipe Couri)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou, no dia 24 de fevereiro, no Diário Oficial do Município, o resultado do processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar a elaboração de projetos de arquitetura complementares para revitalização de cinco campos de várzea na cidade, nos bairros Cerâmica, Linhares, São Benedito e Granjas Bethania e Dom Bosco. A vencedora foi a Objetiva Projetos e Serviços Ltda., sediada em Belo Horizonte, que receberá R$ 736.977 pelo serviço.

De acordo com o projeto básico divulgado no Portal de Compras Públicas, plataforma oficial de licitações do Município de Juiz de Fora, a expectativa para a conclusão da elaboração do projeto é de três meses, e o prazo-limite é de até seis meses a partir da assinatura do contrato, realizada no dia 23 de fevereiro.

A Tribuna questionou a Prefeitura de Juiz de Fora se o trabalho já havia sido iniciado. De acordo com o Executivo, “a empresa Objetiva Projetos já esteve na cidade, visitou todos os campos e já está em fase de confecção dos projetos arquitetônicos dos lugares que serão revitalizados”, diz em nota encaminhada à reportagem.

O que será realizado nos campos de várzea

O projeto básico descreve as reformas que devem ser realizadas em cada campo. Todos os cinco contemplados terão seus gramados substituídos, que passarão a ser sintéticos; reforma e cobertura da arquibancada, dos bancos de reservas, área dos mesários, instalações de vestiários, bar, banheiros, área social e vestiário individualizado para os árbitros.

Além destas, alguns campos receberão reparos específicos. O campo do São Benedito terá a recomposição do alambrado no campo e implantação no entorno da área social na rua principal; no do Granjas Bethânia, acontecerá a construção de mureta e a instalação de alambrado na parte lateral e na parte atrás dos gols; o do Lacet, no Dom Bosco, passará por correção do enquadramento do campo, instalação de alambrado atrás dos gols e no entorno do campo na rua principal com portões de acesso em todos os lados, além de ajuste do estacionamento com portão de entrada de carros e veículos pesados, com a colocação de brita no piso.

Os campos do Cerâmica e o do Linhares receberão correção do enquadramento do campo, recomposição do alambrado e demolição de toda a estrutura de alvenaria existente.

Reforma foi anunciada em dezembro

Em um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura no dia 26 de dezembro de 2023, a prefeita Margarida Salomão (PT) e o secretário de Esporte e Lazer (SEL), Marcelo Matta, anunciaram que cinco campos de várzea em Juiz de Fora iriam passar por reformas em 2024, com melhorias nos vestiários, banheiros e áreas de convivência, além da implantação de gramado sintético.

Segundo Matta, iniciativa busca “dar mais dignidade a essa cultura que é tão praticada na cidade que é o futebol de várzea”, afirmou o titular da SEL.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.