Ainda sem reforços, JF Vôlei se prepara para Superliga B
Equipe estreia na competição no dia 6 de dezembro e busca voltar à elite
Após concluir a participação no Campeonato Mineiro alcançando a quarta posição, o JF Vôlei aproveita o período sem jogos para se preparar para o principal campeonato da temporada: a Superliga B. O torneio começa no dia 6 de dezembro e será a chance de a equipe juiz-forana conquistar o acesso à elite do vôlei nacional. Na temporada passada, o time avançou até as quartas de final da divisão de acesso.
Até o momento, o JF Vôlei teve apenas a saída do oposto Gabriel Neves. Por outro lado, ainda não há reforços anunciados, mas novos jogadores chegarão ao clube para a Superliga B, de acordo com o supervisor técnico da equipe, Helder Zimermann. “Alguns jogadores ainda estão jogando, então é um processo mais difícil. O perfil são jovens atletas com capacidade de jogar a Superliga B e precisamos ter um elenco um pouco mais robusto do que no Campeonato Mineiro. É uma competição mais longa, mais dura, então a gente não pode ter brechas. Temos que ter jogadores para, caso haja uma lesão ou um desgaste maior pela competição, poder caminhar bem na competição”, explica o dirigente.
Uma nova realidade
Contando com equipes da Superliga, o Campeonato Mineiro foi encarado pelo JF Vôlei como um laboratório para a divisão de acesso do voleibol nacional. “Foi importante para testar a equipe, ver como é que ela ia se comportar. Tivemos pouco tempo de treino, então foi necessário atropelar alguns processos para estar em quadra e jogar. Foram cerca de quatro semanas para estrear no Campeonato Mineiro, contra duas pedreiras, o Sada Cruzeiro e o Minas”, lembra o treinador da equipe, André Silva.
Diante do pouco tempo de treino durante o estadual, André valoriza o intervalo entre o Campeonato Mineiro e a Superliga B. “Ao todo, já tivemos 11 semanas de preparação desde o início da temporada, e faltando quase quatro semanas para a Superliga B, estamos trabalhando a parte física de forma mais tranquila. Com isso, está dando para trabalhar um pouco mais a parte tática com os atletas mais descansados”, celebra o técnico.
Assim como André, Helder também valoriza o tempo de preparação, mas reconhece que o clube encontra dificuldades para marcar amistosos preparatórios. “A gente ainda está correndo atrás e vamos ver se conseguimos fazer alguns amistosos antes da Superliga B, para que a gente comece num ritmo próximo do que a gente começou o Campeonato Mineiro, que foi um ritmo bem intenso”, afirma o supervisor.
Da última temporada para a atual, o JF Vôlei manteve quatro atletas no elenco: Pilan, Caio, Tarik e Ruivo. Com um grupo bastante renovado, o oposto Wesleen, um dos vários jogadores que chegaram para 2024/25, entende que, tanto o Campeonato Mineiro, como esta intertemporada, são importantes para o entrosamento do time. “A equipe está trabalhando bastante naquilo que errou durante o Campeonato Mineiro para que os erros não se repitam nesta próxima competição, que é a Superliga B”, avalia.
Tabela da Superliga B é divulgada
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, na terça-feira (12), a tabela completa da Superliga B 2024/25. O JF Vôlei estreia na competição no dia 6 de dezembro, uma sexta-feira, às 20h, contra o Norde Vôlei, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. A última partida da equipe juiz-forana pela primeira fase será fora de casa, contra o Real Brasiliense, no dia 28 de fevereiro. A tabela completa poderá ser acessada através deste link.
A Superliga B, que acontecerá de 3 de dezembro a 2 de abril, conta com 14 equipes, que se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os oito melhores times se classificam para as etapas eliminatórias. As quartas de final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o classificado será definido através de um set extra. A partir das semifinais, a competição será realizada através de playoffs, em série de melhor de três.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: jf vôlei / superliga b / vôlei