Equipe Super Amigos comemora aniversário de 35 anos com corrida aberta ao público

Disputas de 10km de corrida e 4km de caminhada acontecem no dia 25, com largada no bairro Barbosa Laje


Por Davi Sampaio

14/05/2025 às 07h00

A equipe de corrida Super Amigos, formada em 1990 por um grupo de apaixonados pelo esporte, completa 35 anos. Para marcar a data, será realizada uma corrida no próximo domingo (25), em Juiz de Fora, com largada às 8h na sede da Ase Campestre, no Bairro Barbosa Laje, na Zona Norte. Aberto ao público, o evento contará com 10km de corrida ou 4km de caminhada.

As inscrições podem ser feitas por meio do site KeepSporting ou presencialmente na loja Terra Bike (Rua Roberto de Barros, 200, Centro). Os valores são R$90 com o kit completo – que inclui camisa, número de peito, chip retornável, medalha de participação e demais brindes – e R$60 sem o kit.

Super Amigos 2
Super Amigos comemora 35 anos com corrida especial (Foto: Divulgação)

Equipe Super Amigos

Conforme conta Fernando Costa, um dos membros mais antigos do grupo, o objetivo inicial da equipe, criada em 1990, era reunir os amigos para correr e se divertir. “Começamos influenciados pela febre do método Cooper (teste de avaliação física que ganhou notoriedade em todo o mundo). A gente nem dizia que ia correr, dizia que ia fazer Cooper”, relembra. Na época, o grupo tinha o nome de “Equipe Veloz”.

“Porém, com o passar do tempo, vimos a necessidade de fazer algo a mais pelo esporte pelo qual nos apaixonamos. Então, usando dessa paixão e experiência, passamos a orientar os demais atletas a valorizarem e exaltarem a prática esportiva, além de incentivarmos as crianças a praticarem esportes, contribuindo com a orientação técnica a todos os que nos procuravam.”

Super Amigos 3
Equipe foi criada em 1990 (Foto: Divulgação)

Hoje, a equipe conta com 54 integrantes, todos voluntários. “Preocupados com a inclusão social, criamos e mantemos uma equipe com 12 PCDs (pessoas com deficiência). Para eles, ofertamos material esportivo, treinamento, orientação e ‘guias’ nos treinos e competições para os quatro integrantes que têm deficiência visual.”

Ao todo, a Super Amigos já venceu 17 vezes o Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora. “Também representamos nossa cidade em importantes provas em outras cidades, como Barbacena, Santos Dumont, São João del Rei, Tiradentes, Ubá, Rio Novo, Leopoldina, Bicas, Cataguases, Rio Preto e Guarani. Vamos ao Rio de Janeiro, em Petrópolis, Itaipava, Valença e Três Rios.”

Nesses 35 anos, a equipe mais tradicional da cidade contou com nomes como Ronaldo da Costa, campeão da Corrida de São Silvestre e recordista mundial em maratonas; Geraldo Francisco de Assis, um dos melhores corredores do Brasil na década de 1990; e também os campeões do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora e da Corrida da Fogueira: Flávio Carvalho Stumpf, Jocemar Fernandes Corrêa e os irmãos gêmeos Gilberto e Gilmar Lopes – que atualmente correm representando a Marinha e estão entre os melhores atletas do país.

Super Amigos 4
Grupo é considerado o mais tradicional de Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Comemoração

A ideia de fazer a corrida dos 35 anos surgiu em fevereiro. Apesar dos desafios financeiros, o grupo decidiu que valia a pena marcar a data com um grande evento. “A gente está fazendo tudo no peito e na raça. Cada atleta ficou responsável por vender rifas, dividimos tarefas e fomos atrás de patrocínio. É um esforço coletivo mesmo.”

No dia do evento, além da corrida, haverá feira de saúde com aferição de pressão e glicemia, massagem, feira de artesanato com produtos locais e música ao vivo. O grupo também organiza a “Tenda da História”, na qual serão expostos troféus, camisas antigas, diplomas dos anos 1980 e todos os livros do ranking desde 1987. “Vai ter até os diplomazinhos que davam quando não tinha medalha, é muita história”, antecipa Fernando.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.