Lançador juiz-forano conquista bronze em competição internacional de atletismo

Luiz Maurício Dias foi o terceiro colocado no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, com arremesso de 82,02 m


Por Tribuna

13/05/2024 às 14h09

O atleta juiz-forano do lançamento de dardo, Luiz Maurício Dias, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado entre sexta-feira (10) e domingo (12), no Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. O atleta realizou o arremesso a 82,02 m, o que lhe rendeu o terceiro lugar na competição. Pedro Henrique Nunes e o português Leandro Ramos completaram o pódio, com lançamentos de 85,11 m e 83,09 m, respectivamente.

Juiz-forano Luiz Maurício
Luiz terá mais duas competições para garantir vaga em Paris (Foto: Daniel Batista)

A marca obtida em Cuiabá se aproxima da melhor de Luiz, que é de 82,21 m, obtida no Desafio CBAt/CPB, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em abril de 2023.

Busca por vaga em Paris

O principal objetivo de Luiz Maurício em 2024 é se garantir nos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. Existem duas maneiras de se chegar a essa meta: através da obtenção do índice, que é de 85,5 m, ou via ranking da World Athletics (IAAF), em que os 36 primeiros se classificam para os Jogos. Atualmente, o juiz-forano ocupa a 51ª posição, com 1.120 pontos.

Luiz ainda irá participar de duas competições para conseguir uma vaga nas Olimpíadas: duas edições do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, que acontecerão em Cuiabá, na quarta-feira (15), e em Niterói, no domingo (19).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.